ETA de Córrego do Ouro em fase de conclusão

11/04/2008 14:54:19 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé conclui alguns itens para que a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Córrego do Ouro comece a funcionar, após a inauguração em maio. A informação é do engenheiro Carlos Renato Mariano, diretor de Saneamento Ambiental da Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa) que, em parceria com a secretaria executiva do Interior, é responsável pela construção da Estação de Tratamento.

Os itens são: conclusão da instalação das bombas de captação da água do córrego do Ouro; conclusão e revisão da instalação da parte elétrica para acionamento das bombas e impermeabilização dos tanques (reservatório, de contato). A rede de distribuição de água está praticamente concluída para que a ETA possa começar a funcionar. Após a conclusão da rede, será injetada água para a realização de testes de vazamento. “O teste é importante para a verificação de que não há vazamento e se não há necessidade de reparos nas conexões”, diz Carlos Renato, informando que a previsão é que os ajustes sejam realizados até o final de abril ou início de maio, já que a inauguração está prevista para a primeira quinzena de maio.

Sobre a ETA de Córrego do Ouro, o diretor de Saneamento Ambiental da Emhusa informa que a prefeitura investe R$ 1,7 milhão na construção da estação, que tem capacidade de vazão de 20 litros por segundo e rede com extensão de 10 mil metros. A ETA vai atender a 1.500 famílias e cerca de seis mil moradores do distrito serrano.

- Com a construção da ETA, os moradores de Córrego do Ouro terão água em quantidade suficiente para atender as demandas e com padrão de qualidade estabelecido pelo Ministério da Saúde. O sistema da estação de Tratamento de Água é todo operado por gravidade, e levará a água até as residências sem a utilização de bombas, o que representa economia de energia – explica o engenheiro, acrescentando que, indiretamente, o empreendimento faz parte da proposta de governo do prefeito Riverton Mussi de manter as pessoas residentes na serra, vivendo na região e com condições de se sustentarem.

- Todos os operadores da ETA de Córrego do Ouro são moradores da serra macaense. A estação, além de trazer melhorias na saúde da população, que contará com água de qualidade, oferece oportunidade de empregabilidade aos moradores – diz Carlos Renato.

Para ser distribuída à comunidade de Córrego do Ouro, a água passará por várias etapas:
- captação da água bruta do córrego do Ouro;
- condução da água bruta, pela adutora, para ser tratada;
- água bruta chega à estação de tratamento, onde, primeiramente, passa por filtração, para diminuir a turbidez e reter os sólidos (flutuação e decantação) e recebe substâncias químicas, como sulfato de alumínio e barrilha, e ajuste do PH. Finalmente, a água passará pela desinfecção, com adição de cloro para eliminar os coliformes fecais. Daí, a água tratada vai para o reservatório e está em condições de ser distribuída.