Etapa do X Dia de Conscientização do Pontal é realizada no Teatro Municipal de Macaé

29/04/2008 13:28:57 - Jornalista: Liliane Barboza

Dança, teatro e muita música marcaram uma das etapas do X Dia de Conscientização do Pontal, realizado na tarde desta segunda-feira (28), no Teatro Municipal de Macaé. A programação tem como objetivo principal conscientizar as comunidades ribeirinhas que vivem próximas do Rio Macaé a não jogar lixo em locais impróprios. O evento é uma realização da secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Smeds), secretaria executiva de Meio Ambiente (Sema) e Agenda 21.

Na tarde de segunda, 36 grupos subiram ao palco e mostraram muita arte, criatividade, além de temas que tratem do meio ambiente, como a dengue, qualidade de vida, educação ambiental, bacia hidrográfica e água. Os quesitos avaliados pelos jurados são: tema, organização e criatividade.

O secretário executivo de Meio Ambiente, Márcio Romero Galardo, disse que o evento foi um sucesso e ressaltou a importância de conscientizar a sociedade sobre a preservação do pontal. "Essa programação só foi possível por causa do empenho do coordenador de Educação Ambiental, Paulo Sérgio Barcellos; da Petrobras e da PCP Engenharia, que foram nossas parceiras para a realização desse evento e da participação das escolas de Macaé", declarou.

O coordenador Paulo Barcellos informou que a etapa realizada no Teatro Municipal de Macaé faz parte de uma gincana do X Dia de Conscientização do pontal, onde os participantes apresentaram um tema de cunho ambiental, seja por meio da dança, teatro ou música. "Os participantes terão ainda que criar uma história em quadrinhos "Barrinha e sua turma", e realizar uma atividade de educação ambiental em sua comunidade", explicou.

Barcellos informou ainda que em função do tempo, nem todas as escolas puderam se apresentar. "Na próxima semana estaremos marcando uma nova data para que possamos dar continuidade a nossa programação. Assim que tiver tudo certo, estaremos entrando em contato com as professoras e alunos", esclareceu.

Segundo Paulo Sérgio, a previsão é de que no mês de junho todas as escolas participantes realizem um dia de atividade no pontal, quando será encerrada a programação do X Dia de Conscientização do Pontal.