ETE Centro beneficiará moradores de 23 bairros

19/05/2015 16:58:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Juranir Badaró

Com a conclusão das obras, a estação tratará 300 litros de esgoto por segundo

A Prefeitura de Macaé avança na meta de trazer a todo município o tratamento de esgoto. Começa a tomar corpo, com montagem do primeiro módulo, mais uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município: a ETE Centro, situada na Linha Verde. As obras são realizadas através da Parceria Públivo Privada (PPP), firmada entre a prefeitura; a Odebrecht Ambiental, responsável pelas obras; e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) que fiscaliza as ações da PPP.

As obras começaram neste mês de maio com a concretagem da base da ETE, com 1.150m² e 40cm de altura. A previsão para a conclusão do primeiro módulo é 2 de outubro. Em visita às obras, nesta terça-feira (19), o presidente da Esane, Marcos Muffareg, disse estar satisfeito com o andamento das obras que estão dentro do cronograma.

- Vamos fortalecer a campanha para que os moradores dos bairros interligados a esta estação façam a ligação das residências às redes. Não adianta só construir a estação e instalar as redes. É preciso que todos os imóveis estejam ligados à ETE. Só teremos grande ganho ambiental e de saúde pública quando tivermos 100% das residências ligadas à ETE, pontuou.

Segundo ele, o ponto receptor do esgoto tratado pela ETE Centro é o Canal do Capote. “Quando a ETE Centro estiver funcionando, o esgoto que o canal vai receber estará livre de impurezas, tratado. Embora o canal seja o ponto receptor mais adequado pela proximidade, existem estudos e projetos para transformar o esgoto em água de reuso que poderá ser empregada pela prefeitura ou por empresas ligadas a projetos agrícolas", colocou Muffareg.

A prefeitura investe no Subsistema Centro R$ 250 milhões. A estação beneficiará 120 mil pessoas de 23 bairros e contará com três módulos que vão tratar 300 litros de esgoto por segundo. O primeiro, vai tratar cem litros por segundo.

Instalação de redes coletoras

A previsão para conclusão da ETE Centro é final de 2017. As ações envolvem, além da instalação dos módulos, a construção de 118 quilômetros de redes de esgoto, rede coletora, coletor tronco e linha de recalque e 57 estações elevatórias. Já começou, pelo bairro Granja dos Cavaleiros, a abertura de ruas para a instalação das redes coletoras, o que acontecerá também nos bairros Vale Encantado, Lagoa, São Marcos, Novo Cavaleiros, Glória, Cancela Preta, Riviera Fluminense, Sol y Mar, Jardim Vitória, Nova Macaé, Botafogo, Aroeira, Miramar, Visconde de Araújo, Campo D'Oste, Novo Horizonte, Praia Campista, Costa do Sol, Alto dos Cajueiros, Imbetiba, Centro e Cajueiros.

As intervenções parciais ou totais nas vias públicas dos bairros que compõem o Subsistema Centro foram acordadas entre Odebrecht Ambiental, Esane e Secretaria de Mobilidade Urbana, para evitar transtornos à população durante a implantação da rede de esgoto. As comunidades dos locais que começam receber as obras estão sendo avisadas com antecedência, através de materiais informativos e comunicados de interdições das vias públicas, reuniões e sinalização dos pontos, com tapumes e sinalização de alerta e desvios (diurno e noturno).

A ETE Centro terá tratamento terciário, responsável pela redução do fósforo e do nitrogênio contidos no esgoto, possibilitando que o efluente seja devolvido à natureza mais límpido e livre dos elementos causadores da poluição, além de proporcionar a desinfecção do esgoto pelo sistema ultravioleta que permite a redução de agentes infecciosos presentes no efluente, sendo a prática mais segura ao controle de transmissão de doenças.


Fotos Relacionadas