ETE do Lagomar está em fase de conclusão

08/10/2009 15:24:37 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

As obras da ETE vão estar concluídas no início do próximo ano

Ampliando o saneamento básico do município, a prefeitura continua as obras da ETE do Lagomar, que vai tratar o esgoto de mais de 20 mil pessoas. Nesta semana, estão em fase de conclusão os dois tanques para receber e tratar o esgoto da localidade. Os dois tanques são conjugados e só têm separação interna e estão recebendo pintura. Medem 50 metros de comprimento, por 12 de largura e 6,20 metros de altura. O primeiro tanque recebe o esgoto e o segundo, efetua o tratamento do efluente.

Também já está concluída, interligada aos tanques, a casa de máquina que vai receber o esgoto e o bombear para os tanques de tratamento. Na construção da ETE do Lagomar, situada ao lado da ETE do Engenho da Praia, a prefeitura investe R$ 9 milhões, com recursos próprios. A ETE é construída em módulos, o que abre possibilidade para ampliação no futuro.

Já estão prontos dois prédios da ETE, a subestação, na entrada do terreno, e o prédio onde funcionarão a área administrativa e o laboratório da estação. A subestação já conta com transformador, disjuntores e painel de distribuição. Foram concluídas também a caixa de areia e a elevatória que vai conduzir o esgoto captado aos tanques de tratamento. As obras estão sob a responsabilidade da Construtora Avenida, com a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop). As obras da ETE vão estar concluídas no início do próximo ano. Depois, a estação entrará em testes, será inaugurada e começará a funcionar.

A ETE ocupa uma área de seis mil metros quadrados dentro do sistema de tratamento, fora o laboratório de análise de efluentes. Nela, o esgoto vai passar por um tratamento primário para a retirada dos sólidos. O esgoto segue por uma caixa de areia e é recalcado para o tanque de aeração para o oxigênio propagar as bactérias. Após essa etapa, o efluente vai para o decantador, onde as impurezas são separadas. A partir daí, o efluente sai tratado, sendo encaminhado para uma vala de filtração e infiltração que faz o polimento da água. O nitrogênio e o fósforo do efluente são retirados para que o líquido final seja lançado no canal. A água tratada pode ser reaproveitada para regar jardins em áreas públicas devido a alta pureza do efluente.

Complementando as ações de saneamento do Lagomar, a prefeitura constroi seis estações elevatórias dentro do bairro, que vão captar o esgoto e direcioná-lo para a estação de tratamento.

Com a construção dessa ETE, que faz parte do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e saneamento básico do município, a prefeitura dá mais um passo no Projeto Lagomar, que vem beneficiando o bairro com obras de infraestrutura urbana desde 2006. As obras no bairro incluem construção das redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto, pavimentação das ruas, além da instalação de rede de água, que será ligada pela Cedae a uma rede principal já existente no bairro, para levar água a todas as residências.

A prefeitura de Macaé já investiu no Lagomar, nos últimos quatro anos e meio, mais de R$ 30 milhões. 70% das obras no bairro já estão concluídas, com 84 mil metros quadrados, ou cerca de 12 km, de ruas asfaltadas, 44 mil metros quadrados, ou 7 quilômetros, de ruas com paralelos, 20 mil metros de rede de esgoto, 15 mil metros cúbicos de rede de água pluvial. O bairro já conta também com mais de duas mil ligações de água potável, ligando as residências à rede principal instalada pela Cedae.