ETE do Lagomar: obras adiantadas

07/07/2009 15:57:53 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Construída em módulos, ETE vai captar o esgoto do Lagomar, ampliando a capacidade de absorção do esgoto da ETE do Engenho da Praia

Estão adiantadas as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Lagomar, mais uma obra da prefeitura de Macaé incluída no Programa Água Limpa. O objetivo é ampliar o saneamento básico do município, captando o esgoto do Lagomar, uma comunidade que cresce a cada dia e hoje já conta com mais de 20 mil moradores.

A prefeitura investe R$ 8 milhões de recursos próprios nessa obra que vai trazer melhoria da qualidade de vida dos moradores da localidade. A ETE está sendo construída em módulos, ao lado da ETE do Engenho da Praia. A construção em módulos vai possibilitar a ampliação da estação no futuro, acompanhando o crescimento do bairro. Todo o esgoto do Lagomar será captado pela ETE do Engenho da Praia, com capacidade de absorver o esgoto de seis mil moradores, e pela nova ETE, totalizando 21 mil pessoas a serem atendidas com o tratamento de esgoto.

As obras estão à cargo da Construtora Avenida, sob a supervisão da Secretaria de Obras Públicas (Semop). Já está quase pronto o prédio da casa de força, ou subestação, na entrada do terreno. Também em fase de conclusão estão as obras do laboratório e da parte administrativa da ETE, num prédio de dois andares, com 150 metros quadrados cada piso.

Está adiantada a construção do primeiro tanque de captação do esgoto, que será direcionado ao tanque para tratamento, localizado na parte de trás do terreno, cujas obras também já começaram. O primeiro tanque ocupa área de 28 metros por 12,60 metros e o segundo, que já está com o primeiro piso e começa a receber as ferragens, onde o esgoto receberá o tratamento final, 20 metros por 12 metros. Toda a área da ETE já está cercada e as obras devem estar concluídas de três a quatro meses, se o tempo permanecer bom.

A prefeitura também já iniciou a abertura da rua principal do Engenho da Praia, para instalação de manilhas da rede de drenagem, que vai receber o esgoto recolhido no Lagomar através das seis elevatórias que estão sendo construídas no bairro e, daí, para as ETE do Engenho da Praia e Lagomar, do outro lado da Rodovia Amaral Peixoto.

Porque construir a ETE do Lagomar

Depois que iniciou o Projeto Lagomar, com obras de infraestrutura na localidade, incluindo a instalação da rede de drenagem de águas pluviais, rede de esgoto e pavimentação de ruas, a prefeitura concluiu pela necessidade de ampliar a estação de tratamento de esgoto do Engenho da Praia que trata e absorve o esgoto de cerca de três mil moradores, para atender a comunidade do Lagomar.

A prefeitura amplia a ETE, com construção de módulos para captar as novas redes de coleta que estão sendo implantadas no bairro Lagomar. Com essas obras, a ETE do Engenho da Praia, juntamente com a nova ETE do Lagomar, vai ter capacidade de futuramente tratar o esgoto de 35 a 40 mil pessoas. A ETE vai captar 30 litros de esgoto por segundo e o tratamento do esgoto será terciário, com grau de pureza de 97%.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, ressalta a importância da ampliação da ETE do Engenho da Praia para complementar as melhorias que a prefeitura vem efetuando no Lagomar.

- Além das obras de infraestrutura que a prefeitura realiza no Lagomar, essa estação vai absorver o esgoto do bairro, que cresce a cada dia. Com essas obras, o governo do prefeito Riverton Mussi, além de investir nas melhorias no bairro Lagomar, avança na macrodrenagem do município, através do Programa Água Limpa, que visa também o saneamento básico da cidade, afirmou.