ETE do Mutum: primeiro passo para despoluição da Lagoa de Imboassica

08/08/2009 08:37:17 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Robson Maia

Inuaguração aconteceu na noite desta sexta-feira

Menos 40% de esgoto in natura vai deixar de ser lançado na Lagoa de Imboassica, iniciando o processo de sua recuperação. Esta é a principal finalidade da Estação de Tratamento de Esgoto do Mutum, inaugurada na noite desta sexta-feira (7) pelo prefeito Riverton Mussi. A entrega da obra é a realização de uma luta de mais de 20 anos pela recuperação da Lagoa.

A nova ETE vai funcionar em sistema de testes pelos próximas duas semanas. O investimento da prefeitura na construção da unidade foi de R$ 1.479.848,42 A ETE vai captar e tratar o esgoto do Mirante da Lagoa, condomínios e residências do São Marcos, Imboassica, Morada das Garças, entre outros bairros da região, beneficiando cerca de 15 mil moradores.

- O modelo desta estação segue todas as recomendações técnicas dos órgãos ambientais. Ainda é pouco, mas é o primeiro passo concreto que estamos dando no caminho para a despoluição da Lagoa de Imboassica. Com as outras ações de saneamento que estamos fazendo, veremos a Lagoa totalmente recuperada nos próximos anos. Queremos que nossas crianças voltem a aprender a nadar na Lagoa, como era no passado, disse o prefeito Riverton Mussi, lembrando da luta de 20 anos dos ambientalistas pela recuperação do manancial.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, ressaltou que o próximo passo para a ETE é prosseguir com as ligações domiciliares. “O esgoto tratado, com 95 a 98% de pureza, será lançado num córrego que desemboca na Lagoa de Imboassica”, explicou, acrescentando que a obra faz parte do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e saneamento de toda a cidade.

Presente à inauguração, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Antunes, lembrou que a obra da ETE do Mutum foi concluída mesmo com a crise econômica, que reduziu em 48% a receita dos royalties em Macaé. “Obras como esta, de infraestrutura básica, tinham que ter sido feita há anos, quando os problemas da Lagoa começaram. Agora, em breve vamos poder voltar a pescar siri e camarão no nosso principal cartão postal”, disse o vereador.

O subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, ressaltou a sua alegria de estar participando da inauguração da ETE. “Vemos aqui a realização de um sonho dos ambientalistas macaenses, marcado principalmente pela luta da Associação Macaense de Defesa Ambiental (Amda). É apenas o primeiro passo para vermos a nossa Lagoa viva de novo”, comentou, acrescentando que o projeto da ETE do Mutum começou em 2006, na primeira gestão de Riverton.

O presidente da Associação de Moradores dos bairros Mirante da Lagoa e Jardim Guanabara, Sérgio Neves, lembrou que a ETE do Mutum é o fruto de um trabalho árduo de várias entidades. “Estou especialmente satisfeito de ver aqui o início do processo de despoluição da Lagoa de Imboassica”, afirmou. O presidente da Associação de Moradores do Novo Cavaleiros, Dirlan Ferraz, lembrou que as obras que estão sendo feitas em seu bairro também vão contribuir para a despoluição do manancial.

- Estamos vendo nascer hoje algo concreto pela preservação do meio ambiente e pela recuperação da Lagoa de Imboassica. Quem tem uma jóia como esta não pode deixá-la morrer, disse o presidente da 15 Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Atilano Rocha.

Como vai funcionar a ETE Mutum

Construída em módulos independentes, de chapas de aço, com pintura anticorrosiva, a estação do Mutum pode ser ampliada no futuro, para acompanhar o crescimento de Macaé. A vida útil da estação é de mais de 30 anos. A unidade vai fazer um tratamento terciário do esgoto para que o efluente saia com quase 100% de pureza em direção a um córrego que vai desembocar na Lagoa de Imboassica.

O tratamento da ETE Mutum será tanto aeróbico quanto anaeróbico. “A vantagem do tratamento terciário é que acontece a remoção do nitrogênio e do fósforo, além da desinfecção por ultravioleta”, pontuou o subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery.

O esgoto entra na Estação de Tratamento por meio da rede, é recalcado para a estação, passa por um processo de gradeamento (retirada de todos os sólidos do esgoto). Em seguida, passa por uma caixa de areia, onde acontece a sedimentação. O próximo passo é passar por uma caixa de gordura, na qual é retirada toda a gordura do esgoto. Depois, o esgoto passa por uma elevatória, onde é recalcado para a estação.

Na estação, é tratado, sofre processo primário, secundário e terciário. No processo terciário, o esgoto recebe raios ultravioletas, eliminando todos os patogênicos. Em seguida, o efluente passa por uma lagoa de estabilização e o líquido vai limpo para a Lagoa de Imboassica. A Lagoa de lmbossica é um corpo hídrico de 3,5 quilômetros quadrados de lâmina d’água localizado a 11 quilômetros do Centro de Macaé.