Ex-aluna da Emart se destaca em filme selecionado em Mostra Internacional

03/04/2022 17:30:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Samara integra a equipe de um dos 12 filmes finalistas em mostra tradicional dos EUA

A ex-aluna da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), Samara Azevedo, assina a Fotografia, a Assistência de Direção, a Assistência de Produção e o Apoio ao Argumento do documentário luso-brasileiro Rua dos Anjos (Rising Sun Blues), um dos 12 trabalhos selecionados para a Mostra Competitiva do 60th Ann Arbor Film Festival. Samara é macaense e concluiu o curso Técnico de Teatro da Emart em 2007. Atualmente em Portugal, ela cursa doutorado em Belas Artes, na área de Arte Multimídia.


O Ann Arbor Film Festival é o mais antigo de cinema experimental e de vanguarda da América do Norte (1963). Ele é reconhecido internacionalmente como um fórum de estreia para cineastas e artistas independentes. O longa-metragem Rua dos Anjos é de Maria Roxo e Renata Ferraz, produção de Kintop (Portugal) e co-produção de Refinaria Filmes (Brasil).

"É um filme luso brasileiro. Trazer um pouquinho do Brasil para Portugal, nas circunstâncias de empobrecimento do setor por falta de suporte, é muito importante. As realizadoras de Rua dos Anjos são duas mulheres de ex-colônias de Portugal (Brasil e Moçambique). Mexemos com as questões coloniais. A expectativa é possamos aproveitar este momento (estreia em Portugal), porque este projeto teve oito anos de duração. Estamos fazendo cinema de mulheres, para mulheres e com mulheres", disse Samara.

Maria não chegou a ver o seu primeiro filme finalizado e exibido, vindo a falecer seis meses após o término das filmagens. Samara descreveu o longa como delicado e muito sensível e, por este motivo, haveria a necessidade de mais mulheres na composição da equipe. "No filme, eu tinha uma segunda câmara com liberdade para focalizar bastidores, a câmera principal etc.", destacou.

Samara Azevedo morou em Macaé até 21 anos de idade. Depois de formada como técnica de Mecânica (IFF-Campos), trabalhou no município na área de petróleo, enquanto cursava a Emart. Ingressou na Escola Municipal de Artes aos 19 anos, em 2005. Ela atuou por duas vezes nos espetáculos Paixão de Cristo e em apresentações de fim de ano da escola, como “A Invasão” , dirigida por Marcos Rego e “A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e sua avó desalmada”, direção de Rodrigo Portela.

Antes de ingressar na Emart, Samara participou do grupo “Nós do Teatro”(Cefet-Campos/IFF). Entretanto, ela percebeu a possibilidade de se profissionalizar quando estava na Escola de Artes. A Emart me mostrou pessoas que viviam do teatro e isso foi transformador na minha vida. Percebi que eu poderia eleger uma carreira artística como prática profissional. Entendi a potência criativa e de emancipação que esta escola tem. Ela dá a oportunidade de criarmos o nosso caminho, mostrando que ele é possível", frisou.

Em 2011, Samara se formou em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (PR), com ênfase em estudo do movimento. Em 2014, foi para Lisboa- PT, para cursar Mestrado em Arte e Multimídia. Atualmente cursa Doutorado.

Rua dos Anjos - Maria Roxo entrou para a faculdade de medicina em Moçambique, mas teve os seus estudos interrompidos pela Guerra Colonial, para onde foi enviada como enfermeira. Ao se estabelecer em Portugal, foi trabalhadora sexual por mais de 20 anos. Já Renata Ferraz concluiu seus estudos em Teatro no Brasil e foi atriz durante quase 20 anos. Em Portugal, decidiu assumir efetivamente o comando das câmeras, tornando-se realizadora. Elas se conheceram em 2016, quando iniciaram as gravações do projeto.

O eixo central do filme é construído no encontro e na criação em cinema dessas duas mulheres, que entre relatos e histórias pessoais, partilham técnicas de seus respectivos ofícios: o trabalho sexual e o trabalho fílmico. O documentário traz a temática tabu e ao mesmo tempo complexa do trabalho sexual. E também discussões e olhares femininos sobre questões coloniais, históricas e sociais, através das realizadoras, que se convertem em personagens. A primeira exibição pública em estreia mundial aconteceu no dia 23 de março no Michigan Theater (EUA).



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