Exame de última geração é implantado no município de Macaé

14/10/2009 13:04:35 - Jornalista: Vanessa Dizini - estagiária

Foto: Kaná Manhães

A fonoaudióloga da unidade destaca a importância do tratamento, principalmente em recém nascidos

O Centro Municipal de Reabilitação, da secretaria de Saúde de Macaé, faz exames gratuitos em recém-nascidos, jovens e adultos para o tratamento e prevenção de problemas auditivos. Com o exame de última geração chamado Audiometria de Tronco Cerebral (Bera), implantado recentemente, a população passa a ter acesso a diversos serviços.

O exame acontece todas às quartas feiras de 8h30m às 12h30m, no Centro de Reabilitação e não existe fila de espera. Segundo a fonoaudióloga da unidade, Thaís Monteiro, o Bera detecta a deficiência, o local do problema e a sua extensão, possibilitando um diagnóstico mais preciso. O teste é rápido, seguro e não emite radiações. Não machuca e o preparo para o exame é simples.

Na triagem de recém-nascidos, o Bera, apresenta vantagens como: o uso de estímulos menos intensos, próximo ao limiar, tornando possível detectar formas mais leves de deficiência auditiva; a capacidade de detectar perdas auditivas unilaterais e bilaterais e o uso de uma medida fisiológica que depende de uma resposta sensorial.

- Além do aspecto auditivo, este exame nos dá informação sobre a condução do estímulo apresentado, avaliando a maturidade neurológica do neonato, pelo tempo de latência de suas respostas -, conclui a fonoaudióloga da unidade Thaís Monteiro.

A fonoaudióloga da unidade destaca a importância do tratamento, principalmente em recém nascidos.

-O recém nascido que passar por exames e mostrar algum tipo de alteração precisa ter uma complementação diagnóstica, pois quanto mais cedo for identificado o problema, pode vir a ser tratado trazendo resultados bem melhores até os seis meses, desenvolvendo futuramente uma fala sem dificuldades -, explica.

A coordenadora de fisioterapia e reabilitação Jussara Natalino diz que o Centro de Reabilitação ainda oferece o teste da orelhinha, RPG, drenagem linfática, fonoaudióloga, fisioterapeuta e osteopatia.

O secretário de Saúde Eduardo Cardoso lembra que qualquer pessoa pode procurar tratamento no Centro de Reabilitação.

- Não precisa ter autorização, apenas um pedido do SUS (Sistema Único de Saúde) todos os exames são gratuitos e o atendimento é imediato. Estamos à disposição da população de Macaé. Nossos funcionários estão bem orientados e qualificados para atender a comunidade -, ressalta o secretário.