Exército comemora 360 anos

18/04/2008 17:34:31 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, participou da comemoração pelos 360 anos de criação do Exército Brasileiro. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), no Forte Marechal Hermes. Na presença de diversas autoridades e convidados, 110 militares , subdivididos em cinco grupamentos (banda, oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados) cantaram, empuseram armas e desfilaram.

No início da cerimônia, houve leitura de carta do General de Exército Enzo Martins Peri, comandante do Exército, fato ocorrido em todas as instituições militares brasileiras, neste dia. Segundo disse, volta-se ao passado para extrair lições e exemplos para buscar motivações.

- Vemos nos montes guararapes, brasileiros das três raças, unidos pelo sentimento de pátria, expulsando o invasor holandês e criando as bases de um exército genuinamente brasileiro. O episódio de guararapes ocorreu no estado de Pernambuco em 1648 – cita o general em seu texto

Já o comandante do Forte Marechal Hermes da Fonseca, Leandro Fernandes Moraes, em seu discurso, lembrou que naquela época o equipamento era rudimentar e, apesar da experiência holandesa, com equipamento moderno e cerca de 6300 homens, foram expulsos por 2200 brasileiros patriotas.

Durante as comemorações pelos 360 anos do Exército Brasileiro estiveram presentes ex-integrantes da Força Expedicionária Brasileira Ademir Mancebo, Carlos Sardou, Davi de Matos e José Ribeiro. Também marcaram presença o capitão tenente Marcelo dos Santos, da Capitania dos Portos, as professoras Maria Helena e Ana Cristina, representando a secretaria de Educação, e tenente Jorge Ramalho, representando a Guarda Municipal.

Além deles, também estiveram na solenidade o diretor do Pronto Socorro do Parque Aeroporto, Antonio Ribeiro, o representante da secretaria de Turismo, Edílson Sant’Anna e o ex-integrante do Forte Marechal Hermes, Neucy de Azevedo. Da igreja católica, marcou presença ao evento o padre José Luiz Bustamante, enquanto outro antigo integrante do Forte, Capitão Ediane da Cruz, também estava lá.

Outras autoridades presentes ao aniversário do Exército: o presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé, Franscisco Agostinho, a vereadora Maria Helena Salles, o representante da Gerencia Geral da TEM – BC, Mauricio Pacheco, a representante da Gerência de Comunicação Empresarial da Petrobrás, Evelyn Valente, o gerente da Caixa Econômica Federal, Durval André de Almeida, além do coronel Roulen de Aguiar, ex-comandante do Forte Marechal Hermes.

O Forte Santo Antonio do Monte Frio, que compõe a fortificação macaense tem 395 anos, sendo 45 anos mais antigo que a criação do Exército – uma instituição organizada que tem méritos por defender o país em diversas ocasiões, inclusive na Segunda Guerra Mundial, na Itália. O dia do Exército, na realidade, acontece no dia 19, sábado