Expansão da oferta de água instala 2100 metros das tubulações

08/04/2008 17:18:43 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A parceria entre a prefeitura e a Cedae agiliza a implantação da nova tubulação, que vai trazer mais água para Macaé. Já estão instalados mais de 2.100 metros da nova tubulação de ferro fundido, que vai duplicar a oferta de água da adutora da Severina, aumentando em 33% a oferta de água na cidade.

Na manhã desta terça-feira (8), o superintendente da Nova Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio de Aguiar, vistoriou as obras na estrada da Virgem Santa. Na ocasião, acompanhado do secretário executivo de Obras, engenheiro Mário Bucker, ele falou sobre a nova oferta de água a Macaé. “A instalação da nova rede está dentro do cronograma, para cumprir o que foi prometido pelo governador Sérgio Cabral, quando esteve no município, em 19 de fevereiro: aumentar a oferta de água em 120 dias”, afirmou. O superintendente deu mais detalhes.

- Estamos com duas frentes de obras. O trecho um, com dois mil metros já instalados, na Estrada da Virgem Santa, e o trecho dois, que começa em frente ao Memorial da Igualdade e segue em direção à Estrada da Virgem Santa, onde as tubulações se encontrarão. Abrimos essa segunda frente por causa das chuvas que vêm caindo no município, para as obras não sofrerem atraso – disse Marcos Túlio.

As tubulações, que estão chegando a Macaé desde 28 de fevereiro, têm seis metros de extensão e 870 quilos cada uma. Demanda um esforço de máquinas e de homens para instalar essas tubulações tão pesadas, mas o serviço vem tendo êxito. Para colocar os pesados tubos de ferro fundido, são abertas valas de cerca de um metro e sessenta de altura. Após a colocação dos tubos, as máquinas cobrem as valas e compactam a estrada, liberando a área para o trânsito.

Marco Túlio adiantou que quando as duas frentes de tubulações se encontrarem, serão interligadas à rede já existente com tubulações de 500 milímetros. O superintendente da Cedae disse que no final do mês de abril, ou início de maio, será feita uma avaliação do andamento do trabalho e, se for preciso, será aberta uma nova frente.

- Se for necessário, abriremos uma nova frente, para que dentro de pouco mais de 70 dias a antiga demanda de água do município seja sanada, como prometeu o governador Sérgio Cabral – acrescentou Túlio

Sobre o projeto de instalação dessas tubulações, que vai trazer mais água para Macaé, Marcos Túlio disse que o projeto já estava elaborado há anos pela Cedae, e a parceria com a prefeitura foi fundamental para colocá-lo em ação. “Além desse, a Cedae tem novos projetos para o município, para atender a uma população até 400 mil pessoas, a Macaé de aqui á 10 ou 15 anos, sempre em parceria com a prefeitura”, disse Marcos Túlio.

De acordo com o superintendente da Cedae, concluído o assentamento da tubulação, de imediato a Estação receberá mais água bruta e aumentará o volume a ser distribuído, beneficiando as localidades, como Nova Esperança, Nova Holanda, Lagomar e Engenho da Praia, atendendo de 40 a 50 mil pessoas. Conseqüentemente, todas as localidades situadas no entorno ou no caminho onde haverá mais oferta de água também serão beneficiadas, como Barra de Macaé, Brasília, Fronteira, São José do Barreto, Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, e Planalto da Ajuda.

- Foi emblemática a escolha de levar essa água até o Engenho da Praia e Lagomar, no final de linha de distribuição da Cedae. Com a expansão do abastecimento em direção a esses dois bairros, todas as localidades situadas nas imediações serão beneficiadas.

A parceria entre a Cedae e a Prefeitura

Convênio firmado entre o governador do Estado, Sérgio Cabral, e o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, é que vem trazendo a ampliação da adutora de água da Severina. Em 19 de fevereiro, o governador Sérgio Cabral esteve no município e assinou o convênio, garantindo o investimento de R$ 15 milhões nessa obra de instalação de 7,5 mil metros da nova tubulação. A nova rede vai beneficiar inicialmente cerca de 60 mil pessoas, mas a previsão é de que possa atender a cem mil habitantes.

A ampliação da adutora da Severina vai trazer ao município a oferta de mais 13 milhões de litros de água por dia. Esse acréscimo será garantido com a nova adutora de 600 milímetros de diâmetro que beneficiará todos os bairros do município.

Para a ampliação da adutora, a prefeitura cede equipamentos, máquinas e parte da mão-de-obra e a Cedae entra com as novas tubulações e a tecnologia. Serão tratados 650 litros de água por segundo e isso vai beneficiar a população de Macaé”, disse Marcos Túlio.

Para o secretário de Obras, Mário Bucker, as obras de ampliação da adutora vão atender a uma demanda do município, já que a falta de água sempre foi um dos mais sérios problemas do município.

- A população está aguardando a conclusão das obras e vamos cumprir o prazo dado pelo governador. A parceria entre a prefeitura e a Cedae resulta dos esforços do prefeito Riverton Mussi, para trazer melhoria na oferta de água aos macaenses”, concluiu Mário Bucker.