Expedição científica vai estudar o Rio Macaé desde a nascente

09/10/2009 09:13:54 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Luiz Bispo

O projeto começa no próximo dia 19

A Prefeitura de Macaé é parceira do projeto Macaé Rio Sustentável. Trata-se da “Expedição Científica Rio Macaé do Futuro”, da Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa, que vai percorrer todo o rio Macaé, mapeando, registrando a fauna e flora local, bem como os impactos ambientais do manancial, desde a nascente até sua foz.

O projeto, que começa no próximo dia 19, envolve as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação e o apoio da Petrobras Ambiental.

A finalidade da expedição será produzir um mapa temático participativo em ambiente digital (georeferenciado), um documentário audiovisual e a edição de um livro, que vão servir de ferramentas estratégicas para apoiar o gestor público na tomada de decisões e de conteúdo didático para um abrangente programa de educação ambiental do projeto Macaé Rio Sustentável, que envolverá a preparação de 150 professores do ensino médio e secundário para as questões que envolvem a agenda ambiental local. Objetiva também divulgar os resultados com campanhas educacionais para 1.500 alunos de rede pública de ensino.

- A Prefeitura de Macaé já assinou um termo de colaboração com a Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa para esse trabalho de base científica que irá utilizar tecnologias modernas e que conta com uma equipe técnica formada por geólogos, biólogos e engenheiros florestais – disse o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, animado com a expedição.

A Expedição Científica vai promover ainda, a formação de uma rede de viveiros comunitários voltada para a produção de mudas arbóreas de espécies nativas de Mata Atlântica com participação de pequenos produtores e comunidades no entorno do rio Macaé. “Esta rede social focalizará a geração de renda para as comunidades em função de uma demanda potencial de mudas nativas para programas de recomposição florestal de áreas degradadas identificadas no Mapa Temático desenvolvido pela Expedição Científica Macaé Rio do Futuro”, completou Vaz.

Durante o trajeto os pesquisadores obedecerão a protocolos para avaliarem a degradação ambiental que por ventura haja na região, mapeando cada trecho do rio.

De acordo com o engenheiro João Bandeira de Freitas, coordenador da área de projetos especiais da Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa, o percurso da expedição deverá ser feito em 15 dias, com a equipe descendo a pé o trecho superior de cerca de 40 km do rio, em meio à Mata Atlântica.

- A equipe será apoiada por uma base móvel instalada em veículo especialmente aparelhado. O trecho seguinte de aproximadamente 30 km será percorrido com botes infláveis preparados para descer as inúmeras corredeiras existentes. O trecho final caracterizado por um canal retificado será feito com apoio de barco a motor - explicou o coordenador do projeto.

Características do Rio Macaé – Sua nascente está localizada a cerca de 1.200 metros de altitude, numa vegetação preservada da região conhecida como Flores-Macaé de Cima. É lá que nasce a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. A região é uma das poucas áreas naturais bem conservadas de Mata Atlântica. Apresenta uma característica peculiar: chuvas intensas com índices pluviométricos muito acima da baixada litorânea, sendo este fato o principal contribuinte para a abundante vazão dos rios Macaé e das Flores, que se encontram ainda nesta região e descem em direção ao ‘encontro dos rios’, onde se juntam ao rio Bonito. A partir daí, o rio Macaé passa a ser margeado pela Estrada Serramar, até chegar a BR-101 e desaguar no litoral macaense.