Expo 2007: animais contam com plantão veterinário

24/07/2007 11:19:52 - Jornalista: Simone Noronha

Recebendo touros e matrizes avaliados em até R$ 100 mil, a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) preparou um esquema especial para a Expo Macaé 2007. Todos os 450 animais que estão chegando no Parque de Exposição Latiff Mussi Rocha passam por inspeção de vacinas e contam com plantão veterinário 24 horas. Doze veterinários trabalham no atendimento. A Expo começa nesta quarta-feira (25).

De acordo com o veterinário da Agrape, Alexandre Augusto Gomes de Oliveira, antes de entrar no Parque, os criadores de bovinos devem apresentar comprovante de vacinação contra a febre aftosa e brucelose, além de atestado de exame de brucelose e tuberculose. Para os eqüinos, os expositores devem apresentar exame de Anemia Infecciosa.

Este ano, a feira está recebendo um número maior de animais. Para isso, foi montada uma estrutura especial com tendas e cochos. A Expo reunirá gado Brahman (50 animais), gado nelore (400) e cavalos quarto-de-milha (110). Os leilões de NeloPetro, Brahman e gado de Leite também prometem movimentar a Expo Macaé. Quem quiser conferir como é o clima do leilão e ver a disputa dos criadores pelos animais é só passar no Pavilhão de Leilão nos seguintes dias: sexta-feira (27) às 19h, NeloPetro; sábado (28), às 19h, Brahman, e no domingo (29), às 12h, gado de Leite.

A 1ª Copa Elite do Cavalo Quarto-de-Milha de Macaé, promovida pela Associação Fluminense do Cavalo Quarto-de-Milha (RJQM) será aberta a todas as raças e deve reunir cerca de 100 animais. No sábado, serão realizadas as provas de tambor e laço de bezerro, no domingo as de baliza e team penning. As competições acontecem das 10h às 20h.