Expo Macaé 2007: Rodeio começa nesta quinta

26/07/2007 14:31:27 - Jornalista: Catarina Brust

Quinze minutos de espetacular show pirotécnico com fogos chineses, alemães e espanhóis vão anunciar o início do Rodeio Tony Nascimento, nesta quinta-feira (26), às 20h, na XXVIII Exposição Agropecuária, Comercial, Industrial e Turística de Macaé. O rodeio será realizado todas as noites do evento sempre, a partir das 20h, com muitas atrações. Os melhores peões do país, cavalos e touros premiados, palhaços e montaria em carneiro para crianças, prometem um grande espetáculo para todas as idades.

Depois de tomar os quatro cantos do Brasil, os rodeios consolidaram-se no calendário cultural do país. Calças de couro com franjas, chapéus e botas fazem parte do estilo dos cowboys e prometem dominar os próximos dias da Expo Macaé 2007. Doze peões da modalidade touros e 12 da modalidade cutiano (cavalos) que mais se destacaram nos rodeios do país farão do evento um verdadeiro encontro de campeões.

Caso algum peão venha prosear com você, se prepare, também existe uma linguagem toda especial no mundo country: “Apurrinhado vai dar febre no ginete para conseguir uma pamonha no final e quem sabe uma chaiene”. Na linguagem dos cowboys, apurrinhado é o touro ou cavalo bom para rodeio; dar febre é dar trabalho; ginete é o nome dado aos peões; pamonha é premiação e chaiene é mulher bonita.

Animais – Os cavalos e touros premiados e exclusivos da Cia de Rodeio Tony Nascimento estarão em Macaé para o rodeio, que será filmado pela TV Rodeio (Terra Viva da Band) e exibido durante uma semana. O cavalo Tela Quente (premiado na final do Circuito Cristal de Rodeio, de Jaguariúna), Maluquinho (considerado o cavalo mais difícil de ser montado) e o Carudão (invicto até hoje e tido como duro na queda) são cavalos “veiacos” (de difícil montaria) que prometem dar muito trabalho aos peões.

Os touros mais puladores do país também estarão na arena de rodeios da Expo Macaé 2007: Projak (está entre os cinco mais difíceis do país, com três paradas de oito segundos em cinco anos), Galego (em seis anos de rodeio teve duas paradas de oito segundos) e Zabú (cinco paradas de oito segundos em seis anos de carreira). Os também finalistas, Grafite, Rokestrela, Camisa Dez, Bquelite, Bam Bam, são alguns dos touros que participarão.

Entre os participantes da modalidade cutiano estarão na disputa, Samuel Cavalcanti, o Goiano, finalista de Jaguariúna e Americana, em São Paulo, que acumula 32 títulos de campeão conquistados nos últimos anos; o ex-professor de matemática Clodovir Palata Júnior que já ganhou 22 motos, 10 carros e uma caminhonete em rodeios; Ailton Aparecido da Costa, o Catimbal, finalista em Barretos e vice-campeão em Americana, e Adenilson Machado, mais conhecido como Dêde, que acumula 12 títulos em rodeios em dois anos.

Na montaria em touros, se destacam Simão Pereira, e outros campeões como Emerson Crispim, com 18 títulos em dois anos, Fábio Nonato, Fábio Leandro, Devair Alves e Felipe Fernando. Todos têm mais de 10 títulos de campeão em suas carreiras.

Cowboy do Futuro – O Projeto Cowboy do Futuro é uma das novidades da Expo Macaé 2007 e será apresentado a partir desta sexta-feira (28). O público mirim poderá participar do rodeio, montando carneiros da raça Tecsel, uma raça especializada para este tipo de atração. As crianças terão todo o equipamento para a competição e deverão pesar até 30kg. O projeto coloca em prática o sonho das crianças por este esporte radical, estrelando grandes competidores do futuro.

Nos intervalos entre as competições, várias atrações vão manter a animação do público. Luxo das Videiras, o cavalo dançarino mais inteligente do Brasil que além de dançar nove ritmos musicais, faz o numero do bêbado e pedala Robinho; e Lord das Videiras, o cavalo que faz um dos números mais difícil considerado no mundo eqüestre, são algumas das atrações. Peças teatrais com o ator anão Montanha, palhaços comediantes e show com a ambulância maluca e seus doutores aloprados, além de Hooligan, o cachorro adestrado, completam as atrações.