Expo Macaé conta com ações de SMS

24/07/2007 17:25:05 - Jornalista: Simone Noronha

Preocupado em garantir ao máximo a segurança do público e das pessoas que estão trabalhando na XXVIII Exposição Agropecuária, Industrial e Turística de Macaé, o prefeito Riverton Mussi determinou que durante todo o evento sejam promovidas ações de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SMS) no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. O trabalho é coordenado pela Comissão de SMS do município, que nesta terça-feira (24) promoveu uma vistoria no local.

De acordo com o coordenador da Comissão, Paulo Patrocínio Júnior, o grupo definiu as ações que poderão contribuir para a gestão de riscos durante a montagem, realização e desmontagem do evento. “Nosso objetivo é reduzir ao máximo o risco de acidentes de trabalho e minimização de impactos ambientais”, comentou.

O trabalho é realizado pelos órgãos que compõem a Comissão – secretarias de Governo, Defesa Civil, Saúde, Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Planejamento e Gestão, Programa de Saúde do Trabalhador e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), além da Coordenaria Geral de Ação Política. A Defesa Civil elaborou o Plano de Operações de Emergência, e vai contar com brigadas de incêndio em pontos estratégicos. O Programa de Saúde do Trabalhador atuará junto aos atendimentos, registrando os acidentes de trabalho.

- Esperamos que não haja nenhum acidente, mas se houver, o registro é o primeiro passo para a construção de indicadores de acidentes de trabalho em grandes eventos - comentou.

A Cipa atuará na inspeção prévia das estruturas de arquibancadas, camarotes, palco, stands e postos. Será verificado se os trabalhadores estão devidamente equipados e observando a segurança das estruturas. Durante o evento, o posto da Cipa estará pronto a verificar eventuais denúncias de risco as estruturas, realizando sua inspeção.

As ações incluem ainda um sistema de sinalização SMS, comunicando os locais de brigadas de incêndio, posto médico, ambulâncias, saídas de emergência, posto da Cipa, locais de risco de acidentes, de inflamáveis e de alta tensão. “Nossa intenção é fazer da Expo Macaé um laboratório nas questões de SMS em grandes eventos, na produção de indicadores e assimilação de críticas construtivas”, comentou Paulo Patrocínio Júnior.