Exposição dos alunos de pintura em tela do Art Luz começa nesta quinta-feira

29/09/2008 14:30:13 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Dezesseis alunos de pintura em tela do Programa Art Luz irão expor seus trabalhos artísticos a partir desta quinta-feira (2). As obras ficarão na galeria Hindemburgo Olive para visitação durante todo o mês de outubro, mais precisamente até o dia 30, entre 9h e 17h. Na quarta-feira (1º) haverá vernissage, às 19h. O tema da exposição é a vida e a obra do maestro brasileiro Villa-Lobos. A galeria fica na Avenida Rui Barbosa 780, térreo do prédio do Centro Macaé de Cultura.

Segundo a professora de pintura em tela, Josilene Nascimento (Jomapina), o curso é aberto para todas as classes sociais, incluindo pessoas com problemas psíquicos. É que nas aulas ocorre combate à depressão, ansiedade e estresse, com mais relaxamento, terapia e prazer.

Ministradas todas as terças e quintas-feiras, no Ciep do Parque Aeroporto, nos períodos da manhã e da tarde, as orientações artísticas da professora Jomapina aliviam a dor de Anderson Artur, de 21 anos, promovendo terapia ocupacional por intermédio da arte. Ele sofre de epilepsia e depressão e desde fevereiro desse ano já pintou seis quadros.

- Gosto de pintar a natureza, a qual acho muito bonita. Através da pintura fico mais perto do meio ambiente – conta ele. - Pintar tira os sofrimentos de minha cabeça, porque quando pinto, me desligo de tudo que me faz sentir dor. O quadro que mais gosto é “Onça”, que mostra animal selvagem e remete à natureza., comentou.

Muitos alunos de Jomapina são encaminhados por orientação médica, pelo fato da pintura proporcionar bem mental e emocional significativo. Ela disse que o crescimento de Anderson a tocou muito, pois ele desenvolveu a intelectualidade, enfrentando muitas dificuldades e passando a conversar, interagir e conviver melhor com as pessoas. “Até suas crises epiléticas diminuíram a freqüência”, conta a professora.

A costureira Luzimar Porfírio (49) ressaltou que chegou nas aulas com muita ansiedade, mas os momentos que passou no curso preencheram seu vazio e a distraíram. Ela lembra ainda que o ambiente nas aulas colabora para promover o relaxamento. “Nas minhas dificuldades emocionais, tenho encontrado consolo nesta atividade, por meio da pintura”, declara.