Exposição inaugura espaço cultural da UTE Norte Fluminense

01/12/2008 14:01:41 - Jornalista: Lourdes Acosta

Mais uma vez o curador, produtor e ambientalista Paulo Moraes, presidente da ONG Vida Sustentável, traz uma Exposição de Artes Visuais à tona. Trata-se da maior ‘vernissage’ no currículo do curador, que será realizada na UTE Norte Fluminense Macaé entre os dias 12 e 19 deste mês.

A exposição inaugura o espaço cultural da termoelétrica e objetiva sensibilizar os funcionários e visitantes. São colagens, esculturas, fotos, litografias e pinturas de artistas plásticos nacionais e internacionais que serão expostas na Semana da Arte da UTE Norte Fluminense.

A Prefeitura de Macaé, Jornal O Debate e Cotima apóiam a iniciativa que promove a cultura, através da arte como forma de expressar idéias e sentimentos dos 35 artistas que irão expor mais de 200 obras. A realização é da UTE Norte Fluminense.

- A Semana da Arte da UTE visa não só sensibilizar, mas promover a conscientização através dos instrumentos artísticos e culturais, pois os artistas desta mostra irão se expressar livremente, oferecendo por meio de linguagens distintas a oportunidade ao visitante da exposição, de estimular sensações positivas e mudanças de atitudes - disse o curador Paulo Moraes.

De acordo com ele, na Exposição de Artes Visuais serão usados painéis, cubos e paredes, identificados com mídia contendo currículo dos artistas e referências sobre as peças.

Expositores de arte - Mais de 200 obras compõe a Semana da Arte UTE. Entre elas estão: esculturas de Evandro Carneiro, Ignácio Zamudio, Liara Leite, Vicente Klonowski; pinturas (acrílico sobre tela e óleo sobre tela) de Ariadne Decker, Beatriz Mignone, Carmen Ligia, Deborah Colcosta, Francischetti, Ignácio Zamudio, Luciane Maioli, Mai Bavoso, Mariane Pires, DeMarchi, PR Campos, Rodrigues Lessa e Alcenir Benjamin; as obras em técnica mista de Adrián Rosáti, Anderson Thives, Dárcio Bombonatti, Feijó, Jojó, Martinho Santafé, Roberto Michelon; pintura em aquarela de Iézi; fotografias digitais de Claudia Barreto, Haroldo Palo Junior, Lívio Campos, Rolf Müller, Rômulo Campos, Vavá Desema e Wanderley Gil. Participam também as litografias de Burle Max em homenagem aos 100 anos de nascimento, pinturas (óleo e acrílico sobre tela) e tapeçaria de Maria Klonowska, numa homenagem especial por uma vida inteira dedicada às artes em Macaé.

Termoelétrica – A UTE Norte Fluminense, usina construída às margens da BR 101, próximo ao rio Macaé, em área rural, é produtora de um grande volume de eletricidade que fez com que o Estado do Rio de Janeiro deixasse de ser importador de energia, alcançando sua auto-suficiência. A empresa também pôs em prática um sistema integrado de gestão que visou à tripla certificação em qualidade, segurança e meio ambiente. Na condição de empresa moderna e controlada pelo grupo francês EDF, conhecido pela preocupação ambiental nos países onde atua, a UTE Norte Fluminense desenvolve, no momento, um arrojado programa de compensação ambiental, contemplando projetos em diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro. Os trabalhos estão sendo conduzidos através de convênios firmados com diversos centros de excelência em pesquisa e desenvolvimento sócio, cultural e ambiental.