Exposição “S.O.S Amazônia” será aberta nesta terça na Gaho

01/09/2008 10:55:12 - Jornalista: Andrêa Lisboa

Com o objetivo de fazer com que os olhares se voltem para a floreta Amazônica, será lançada nesta terça-feira (2), às 19h, na Galeria de Artes Hindemburgo Olive- Gaho da Fundação Macaé de Cultura, a exposição “S.O.S Amazônica”, dos alunos do Bia Atelier de Artes.

A mostra é composta por 32 telas e dois painéis artesanais produzidos pelos cerca de 40 estudantes de artes que cursam o atelier fundado há 12 anos. Após a escolha do tema, os alunos, de 5 a 70 anos, pesquisaram gravuras que inspirassem suas obras. Alguns trabalhos levaram três meses para serem concluídos.

Crianças de 3 a 11 anos criaram trabalhos em acrílico e as pessoas acima dessa faixa etária trabalharam com tinta a óleo e técnicas mais apuradas. Os painéis criados pelas duas turmas de artesanato são compostos de areia, galhos, entre outros materiais alternativos.

- A qualidade dos trabalhos é muito boa, inclusive os das crianças, avaliou Beatriz Mignone, artista plástica e diretora do atelier. Bia disse ter ficado encantada com a produção de crianças em técnica “naif”, que é arte tipicamente nacional inspirada em temas populares ou rurais. Essa técnica se caracteriza pela liberdade de expressão, espontaneidade e cores vivas. “Fiquei encantada com a riqueza de detalhes da obra produzida por finas pinceladas. Eles estão descobrindo que têm capacidade”, ressaltou a professora.

As crianças criaram sobre as belezas da natureza e os adultos, a degradação ambiental. Beatriz considerou essa exposição especial porque provocou um olhar reflexivo dos alunos sobre o tema. Além da questão temática, Bia explica que a observação dos detalhes e das variações de cores e luz na paisagem são despertadas nos alunos. “Eles começam a olhar o mundo de maneira mais observadora, despertando o lado artístico”, disse. Muitos ex-alunos seguiram carreira nas artes, em moda e em arquitetura, enquanto outros buscam o espaço, na Av. Atlântica, 1.690, Cavaleiros, como terapia ou relaxamento.

Esta é a 13ª exposição de alunos do atelier, que realiza ao menos uma por ano, e a segunda na Gaho. A intenção de Bia Mignone é, após o período no Centro Macaé de Cultura, levar a mostra para o Espaço Cultural do Terminal Cabiúnas-Petrobras, em Macaé, para Barra de São João e para os municípios de Quissamã e Casimiro de Abreu.

A visitação à galeria, localizada no Centro Macaé de Cultura, é gratuita e poderá ser feita de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, de 3 a 30 de setembro.