Exposição “Vitória” na Galeria de Arte

09/12/2008 12:12:26 - Jornalista: Andréa Lisbôa

A exposição “Vitória”, de Sula Pessanha, fica na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, da Fundação Macaé de Cultura, até o dia 31 de dezembro. A visitação gratuita é uma boa opção cultural especialmente no período de férias, podendo ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A mostra é composta por telas em estilo abstrato e técnica mista que expressam sentimentos variados, com o predomínio da alegria.

Estão entre os destaques da exposição, as telas “Alegria” e “Feto”. Com exceção desta, todo o acervo é inédito. “Feto” já foi exposta em espaços culturais do Rio de Janeiro e de São Paulo. A campista Sula Pessanha é artista plástica há 18 anos e, pela primeira vez, monta sua própria exposição. “Estou muito feliz por apresentar aqui meu trabalho e quero passar essa alegria para as pessoas”, disse.

Ela começou a carreira no Rio de Janeiro nos ateliês de Sérgio Porto, como quadrista, patinista e restauradora. Trabalhando com esse consagrado artista plástico, Sula teve a oportunidade de aperfeiçoar sua técnica em diversos cursos e oficinas e também de atuar em montagens de grandes exposições, como a Bienal de São Paulo.

Segundo a artista, a exposição foi baseada em uma doença, que acabou por proporcionar uma introspecção criativa. Quando terminou a última tela, Sula descobriu que estava grávida. Ela espera Vitória, uma filha muito desejada que representa, junto com seus quadros, a superação de desafios impostos pela enfermidade.