Expresso da Saúde promove vacinação no bairro de Imboassica

20/04/2008 12:39:14 - Jornalista: Catarina Brust

A secretaria de Saúde de Macaé está disponibilizando neste domingo (20), vacinas contra tétano no ônibus Expresso da Saúde, que está na rua da Unidade de Saúde de Imboassica, em Imboassica, até às 16h. O bairro foi atingido pelos alagamentos provocados pelas fortes chuvas que caíram na cidade essa semana. A medida preventiva faz parte das ações de emergência da prefeitura de Macaé para atender às pessoas atingidas pelos alagamentos.

O secretário Especial de Saúde e o Executivo, Luiz da Penha e Paulo Seady, respectivamente, acompanharam a vacinação. “É aconselhável que as pessoas que tiveram contato nos últimos dias com a água da chuva, venham se vacinar contra o tétano. Pedimos também que as pessoas tragam a carteira de vacinação para que os funcionários da Saúde possam fazer o controle adequado”, ressaltou Luiz da Penha.

A secretaria também está disponibilizando vacinas contra tétano e hepatite no Centro de Saúde Jorge Caldas, no centro da cidade e nos demais bairros que foram atingidos pelas chuvas. O Centro vai estar funcionado durante o final de semana e o feriado, das 8h às 17h. A vacina também está sendo aplicada nos funcionários da prefeitura – Defesa Civil, Obras e Serviços Públicos - que estão trabalhando no atendimento à comunidade e na limpeza da cidade.

De acordo com Paulo Seady, esses cuidados devem ser observados no caso de quem teve contato com as águas da chuva. “Além do tétano e da hepatite, as pessoas têm que evitar ao máximo o contato com a água da chuva, que aumenta os riscos de contaminação de doenças como a leptospirose, transmitida pela urina do rato que se mistura nas águas de enchentes”, observou. Os sintomas da doença são febre alta, calafrios, dor de cabeça, dor nos músculos (principalmente na barriga da perna) e icterícia.

A assistente social da Unidade de Saúde de Imboassica, Maria Guilhermina Nascimento, explica que a população do bairro é composta por moradores e trabalhadores das firmas instaladas no local. “A população cresce durante o dia. Hoje no bairro vivem cerca de três mil pessoas. Por isso, a secretaria alerta àqueles que tiveram contato com as águas da chuva, para virem se vacinar como medida preventiva”, esclarece.

Funcionário de uma firma localizada no bairro de Imboassica, Leandro de S. Silva, 20 anos, não perdeu tempo. Entrou no ônibus Expresso da Saúde e tomou a vacina antitetânica. “Não doeu nada. Na área da empresa onde trabalho, ficamos com água até o joelho, por isso resolvi tomar a vacina”, disse.

Dengue – O secretário Executivo de Saúde avisa à população que os cuidados quanto ao combate ao mosquito Aedis aegypti - transmissor da dengue – devem ser observados, principalmente neste período pós-chuva. “Os cuidados devem permanecer. Em casa, a população deve continuar com as medidas preventivas, descartando qualquer acúmulo de água. Se a população precisar de denunciar qualquer possível foco é só entrar em contato com Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelo telefone 27620175, que uma equipe irá até o local. A pessoa nem precisa se identificar é só dar o endereço”, informou Paulo Seady.

Como prevenir possíveis focos de leptospirose:

- Coloque o lixo em sacos plásticos e recipientes bem tampados, para esperar a coleta pública
- Mantenha o quintal sempre limpo, não guarde objetos em desuso
- Guardar os alimentos em lugares protegidos dos ratos
- Nunca jogue lixo ou outros objetos nos rios. Isso tranca as águas e com chuva pode causar enchentes e transmitir a leptospirose.
- Coloque telas nos ralos para evitar o acesso de roedores
- Evite nadar em rios e lagoas
- Retire o alimento do cão à noite. Isso atrai o rato
- Evite contato com águas provenientes de enchentes e esgotos
- Não jogue lixo em terrenos baldios, valetas e rios