Faculdade de Direito de Campos abre inscrições para Mestrado em Direito

27/07/2007 16:29:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Os interessados em inscrever-se na pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Direito de Campos para fazer mestrado podem dirigir-se à Rua Tenente Coronel Cardoso, 349, Centro de Campos dos Goitacazes e pagar taxa de R$ 50,00. São 30 vagas e os candidatos passarão por processo seletivo único. Até o dia quatro de agosto, os advogados poderão fazer a inscrição.

Mais informações pelo telefone (22) 2101-3350 ou pelo site www.fdc.br. Mensagens podem ser enviadas para o e-mail mestrado@fdc.br. Os documentos necessários no ato da inscrição são: requerimento, duas cartas de recomendação, carta-síntese sobre escolha da área de concentração, cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento e cópia autenticada do diploma de graduação e do histórico escolar.

Os candidatos também devem levar ‘curriculum vitae’, cópias autenticadas dos documentos de identidade, CPF e título de eleitor, além de três fotografias 3X4 e comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Na seleção dos candidatos haverá duas etapas: a primeira será prova de aptidão em língua estrangeira e prova escrita de conhecimentos específicos e a segunda terá entrevista perante a comissão de seleção.

Segundo o coordenador do programa de pós-graduação da Faculdade de Direito de Campos, Leonardo Greco, o programa de Mestrado está estruturado com duas áreas de concentração: relações privadas e constituição e políticas públicas e processo, segundo suas linhas de pesquisa. “A proposta de um mestrado na cidade de Campos responde a uma demanda traduzida pelo contexto político e econômico na região Norte e Noroeste Fluminense”, assinala Greco.

- Além disso, a compreensão da dinâmica sócio-jurídica contemporânea não pode prescindir das categorias analíticas tanto das esferas do privado quanto do público, conforme perspectiva que privilegie a Constituição – afirma o coordenador. Ele ressalta que enquanto eixo paradigmático e rico processualmente, a Carta Magna pode propiciar alternativas para viabilizar o equacionamento de conflitos sociais.

O coordenador afirma ainda que o desafio dos juristas está situado na capacidade de realizarem uma real mediação entre o público e o privado, revelando novos espaços na pesquisa jurídica. “O programa de pós-graduação stricto sensu – mestrado de Direito – da Faculdade de Direito de Campos tem aprovação da Capes/Mec, qualificando o jurista com o título de mestre em direito”, explica Leonardo.