Faculdade de Medicina garantida: UFRJ divulga vestibular

09/07/2008 15:44:52 - Jornalista: Grazielle de Marco e Simone Noronha

A partir do segundo semestre de 2009, a Cidade Universitária, construída pela prefeitura de Macaé, vai ser a sede de um dos cursos universitários mais esperados da região. A Universidade Federal do Rio de Janeiro confirmou nesta quarta-feira (9) a abertura de vagas para o curso de Medicina. Além deste curso, a UFRJ vai abrir vagas, também para segundo semestre do ano que vem, para os cursos de Nutrição e Enfermagem. A abertura destes três cursos é fruto da parceria firmada entre a prefeitura , através da Fundação educacional de Macaé (Funemac) e a UFRJ.

As informações sobre os cursos já estão disponíveis no site oficial da UFRJ. De acordo com a Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação sobre as novas vagas que serão disponibilizadas este ano, serão 20 vagas para o curso de Enfermagem e Obstetrícia, 20 para Nutrição e 30 para Medicina, todos com início no segundo semestre de 2009.

Outra novidade é o aumento do número de vagas para o curso de Ciências Biológicas, que atualmente tem aulas no Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), que terá 10 alunos a mais em suas turmas a partir do próximo vestibular, passando para 60 o número de vagas oferecidas. O edital do vestibular ainda não foi divulgado.

A grade curricular dos três será montada de acordo com as necessidades locais, uma das peculiaridades do processo de interiorização da UFRJ. Para atender aos cursos da área de Saúde, a Cidade Universitária já tem o Laboratório de Pesquisa em Saúde e Sociedade, inaugurado este ano. O presidente da Funemac, Joelson Tavares, lembrou que o curso de Medicina sempre foi um mais esperados por toda população macaense.

- A pesquisa domiciliar do programa Macaé Cidadão, realizada ano passado, confirma este anseio. O curso de Medicina foi um dos mais solicitados. Com mais este curso, quem sempre sonhou em ser médico não vai mais precisar sair de Macaé para estudar. Além disso, a faculdade vai contribuir para firmar nosso município como pólo universitário, já que deve atrair estudantes de todo o estado.

Para o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, a faculdade será fundamental para qualificar profissionais da região.”A faculdade vai estimular a qualificação dos profissionais que já atuam como médicos, e vai melhorar o atendimento na região. Além disso, os médicos que quiserem ministrar aulas também terão que se qualificar”, disse o secretário.

Construída com recursos próprios da prefeitura, a Cidade Universitária hoje reúne cursos da UFRJ (Ciências Biológicas, Química e Farmácia), Universidade Federal Fluminense (UFF), com Administração, Ciências Contábeis e Direito, e da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo Silva Santos (FeMASS), que oferece cursos de Engenharia de Produção, Administração e Sistemas de Informação.


Rede de saúde será usada pelos acadêmicos

A implantação dos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem em Macaé faz parte do processo de interiorização da UFRJ, que já resultou nos convênios firmados entre a universidade e a prefeitura. Os convênios já possibilitaram a implantação dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Farmácia.


Durante o processo de análise para a implantação dos três novos cursos, a equipe da UFRJ fez diversas visitas técnicas ao município, verificando as instalações da rede pública de saúde, que foi aprovada pela Comissão de Implantação de Cursos na área de Saúde.

- A rede municipal de saúde de Macaé possui os pré-requisitos para a implantação de um curso de Medicina moderno e inovador, afirmou a presidente da Comissão e professora titular de Clínica Médica, Vera Halfoun, durante uma das visitas.

A Comissão já está iniciando a elaboração do modelo pedagógico do curso, contendo as metodologias inserindo os serviços oferecidos na rede de saúde. A idéia é promover um modelo pedagógico inovador, onde o aluno será exposto a diversas situações e complexidades do dia-a-dia de uma instituição de saúde.