Família do dependente químico será um dos focos do Segundo Fórum Anti-Drogas

18/05/2009 16:55:28 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para criar normas e regras, fiscalizando instituições, programas e trabalhos que têm atuação na área de dependência química, Macaé conta com o Conselho Municipal Anti-Drogas (Comad). Seu novo presidente, eleito para gerir o conselho até maio do ano que vem, Luiz Antonio Leal Guerreiro, lembra que sua principal meta é trabalhar para a realização do Segundo Fórum Intermunicipal Anti-Drogas, cuja data ainda está sendo agendada.

- Pretendemos convidar conselhos de outros municípios com o objetivo de executarmos processos e mecanismos que ponham em prática a rede de política anti-drogas. Para o Segundo Fórum, as questões a serem tratadas de maior importância referem-se a família, prevenção primária, prevenção secundária e prevenção terciária, conta Luiz Antônio.

Ele ressalta que é importante e substancial promover tratamento para as famílias do dependente químico, já que toda a célula familiar é contagiada pela doença de seu membro. Avós, pais, irmãos, tios e outros familiares precisam de orientação e de dicas terapêuticas, a fim de colaborar com a recuperação do parente que sofre com a dependência química.

A respeito de prevenção primária, ele diz que se trata de abordagem para evitar que as pessoas venham a se envolver com o mundo das drogas. Para isso, são realizadas campanhas, palestras e outras ações em prol da conscientização e da sensibilização do público-alvo, especialmente para jovens em instituições de ensino ou trabalhadores do setor off-shore.

Sobre prevenção secundária, ele explica que esta situação ocorre em casos de tratamento ambulatorial, em circunstâncias diagnosticadas. “São usuários ocasionais ainda não dependentes”, enfatiza Luiz Antonio.

Já casos diagnosticados como dependência química, onde há necessidade de internação, referem-se à prevenção terciária. Para tal demanda, em Macaé funciona a Casa Terapêutica Shalon and Life, promotora de tratamento para desintoxicação e reestruturação de dependentes químicos.

Sobre as funções do Comad de fiscalizar e criar normas sobre aos programas e instituições de Macaé, o presidente Luiz Antônio enumera os sete alvos desta atividade na cidade, que são Programa Girassol , Caps ad Porto, Programa de Prevenção Primária, Gêneses, Comunidade Terapêutica Shalon and Life, Programa Resgate e Pastoral da Sobriedade.

- O Conselho Municipal Anti-Drogas tem a intenção de elaborar concurso de criação da sua logomarca. Isto se concretizará assim que o Segundo Fórum terminar, sendo uma parceria com a secretaria Municipal de Educação – completa Luiz Antonio.