Famílias da Ilha Leocádia em contagem regressiva para casas novas

07/04/2008 09:36:00 - Jornalista: Simone Noronha

As 47 primeiras famílias da Ilha Colônia Leocádia que serão beneficiadas por mais um programa habitacional da prefeitura de Macaé estão em clima de contagem regressiva. A obra das casas está em ritmo acelerado no bairro da Ajuda e a expectativa é que a mudança das famílias aconteça em junho. Ao todo, o programa de remanejamento das famílias vai construir 500 casas, fruto de parceria entre a Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa) e o Ministério das Cidades.

De acordo com a coordenadora dos projetos sociais da Emhusa, Samantha Fragoso, as famílias estão acompanhando de perto a obra, com visitas mensais. “Demos prioridade na entrega das casas às famílias que hoje vem nas áreas mais alagadas. No início, muitas tiveram dificuldades em aceitar sair da Ilha Leocádia. Hoje, depois de conhecerem melhor o projeto, eles estão muito animados e fazem questão de ver o andamento da obra. Já marcamos a próxima visita para o dia 14”, comentou.

As casas estão sendo construídas com os tijolos ecológicos feitos na Unidade de Produção Habitar da própria Emhusa e serão entregues com piso e forro. A próxima etapa do projeto será a construção de mais 230 casas. O governo federal está investindo R$ 6,5 milhões no programa, e a prefeitura R$ 3 milhões. De acordo com o presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira, o projeto atende um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Ministério Público Federal e a prefeitura que prevê a desocupação de parte da Ilha.

As casas estão sendo construídas no Bosque Azul, na Ajuda, uma área de 600 mil metros quadrados que já abriga o Condomínio Cidadão, com 307 casas, onde moram famílias que também viviam em áreas de risco. O local possui infra-estrutura urbana completa: a prefeitura construiu as redes de água pluvial e de esgoto, asfaltou as ruas do condomínio, implantou a Estação de Tratamento de Esgoto, construiu o muro e as portarias. Além disso, o Condomínio Cidadão é um dos primeiros do estado de cunho popular a ter gás canalizado. A Cedae instalou a rede de água potável e a Ampla, de energia elétrica.