Famílias da Ladeira de Santana recebem apartamentos no Bosque Azul

25/11/2015 12:01:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Guga Malheiros

Setenta e sete famílias serão contempladas conforme cronograma de mudanças

No dia do seu aniversário, a dona de casa Nilzimar Prado da Silva, 48 anos, recebeu a notícia que sairia da área de risco na Ladeira de Santana, em Macaé, e, depois de 30 anos, se mudaria, nesta quarta-feira (25), para o condomínio Bosque Azul, dos Programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal. Ela foi a primeira moradora a receber as chaves do seu apartamento, de um total de 77 famílias, que serão contempladas conforme cronograma de mudanças. Nessa primeira etapa, mais nove cadastrados irão sair de encosta condenada pela Defesa Civil.

De acordo com o prefeito Dr. Aluízio, a antecipação da entrega das moradias tem o objetivo de evitar riscos para esses moradores, em caso de deslizamentos, pois nos próximos meses, a atenção deve ser redobrada devido ao aumento das possibilidades de ocorrências de chuvas. "A iniciativa representa respeito para essas famílias que vivem em área de risco e conviviam com o medo dos deslizamentos. Agora, contam com uma casa nova e segura, além de toda infraestrutura e saneamento. Estamos falando de viver com tranquilidade", frisou o prefeito.

Após abrir o apartamento, Nilzimar falou sobre a alegria em receber o imóvel. "Finalmente vou conseguir dormir em paz. Estou numa nova casa própria. É um grande presente de aniversário e mudança de vida. Todos esses anos convivi com o medo na Ladeira de Santana", disse a moradora, mãe de três filhos.

Os apartamentos do Bosque Azul, que contemplarão um total de 2.204 famílias, estão sendo construídos em blocos, com 16 apartamentos cada um deles. Os apartamentos têm 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e acessibilidade a portadores de deficiências físicas. As quadras têm infraestrutura de esgotamento sanitário e águas pluviais, além de asfaltamento; calçadas e iluminação pública.

O pedreiro Johny Willian, 23 anos, também foi um dos contemplados no primeiro dia da mudança. "Estou muito feliz por receber esse apartamento e viver agora em segurança com minha família", afirmou o morador.

Demolição

Com a desocupação da Ladeira de Santana, todas as moradias serão demolidas para que outras pessoas não se submetam a morar em locais de risco de morte. Nesta terça-feira (24), foi realizado o sorteio para escolha dos blocos e apartamentos. A orientação da Defesa Civil é que as casas sejam desocupadas o mais rápido possível. Desde sábado (21), agentes do órgão, em parceria com outros áreas da prefeitura, estão na Ladeira de Santana e Morro de São Jorge, devido ao estado de alerta.

Os trabalhos foram intensificados e envolvem anúncios em carros de som, distribuição de folhetos, monitoramento das condições meteorológicas e remoção de famílias. A medida é uma ação conjunta da Defesa Civil e secretarias de Habitação, Obras, Ordem Pública, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Serviços Públicos e Comunicação.



Assista à reportagem da InterTV sobre a transferência de famílias em situação de risco para o Bosque Azul



Fotos Relacionadas