Farmácia Popular Central de Macaé distribui medicamentos por 44 unidades de saúde

28/07/2008 18:38:59 - Jornalista: Cesar Dussac

A Farmácia Popular Central de Macaé iniciou a distribuição por 44 unidades hospitalares de 2780 volumes de medicamentos, que chegaram na quinta-feira (24). São medicamentos controlados para combater hipertensão, diabetes e saúde mental, além da chamada farmácia básica, que são distribuídos a 44 unidades de saúde do município.

A responsável pela Farmácia, Valéria Márcia Pessanha, explicou como é feito o procedimento de compra dos medicamentos. “Cinco fornecedores participaram, no início deste mês, do pregão – modalidade de compra exigida pelo Governo Federal. A compra é efetuada pela parceria Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e prefeitura municipal”, explicou Valéria, que está aguardando a remessa completa ainda nesta semana.

A farmacêutica Aline Dutra falou sobre os medicamentos que compõem a farmácia básica. “Fazem parte da farmácia básica os medicamentos que não são controlados. Na relação se encontram: os antibióticos, anti-bacterianos, anti-inflamatórios, anti-reumáticos, anti-alérgicos, antiparasitários, anti-anêmicos, polivitamínicos, analgésicos – medicamentos que fazem parte dos programas do Ministério da Saúde. Esses medicamentos preenchem as necessidades das demais farmácias e outros pontos, que chegam a 44 unidades. A farmácia do Centro de Saúde Jorge Caldas recebe medicamentos diretamente da Secretaria de Saúde do Governo Federal”, esclareceu.

Aline disse que são atendidas mensalmente pela farmácia Central 14 mil receitas. “Atendemos mensalmente, em média, 2,5 mil receitas de saúde mental; 3,5 mil contra hipertensão e diabetes; e 7,5 mil receitas para farmácia básica, enquanto a Farmácia do Aeroporto atende, em média, 6,5 mil receitas mensais”.