Febre aftosa: vacinação vai até dia 30

13/11/2008 15:27:43 - Jornalista: Lourdes Acosta

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa já começou em Macaé. A meta da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) é imunizar gratuitamente cerca de 30 mil cabeças de gado em pequenas propriedades. O prazo será encerrado no dia 30 de novembro. Na primeira fase, a cobertura vacinal chegou a 96% do rebanho.

A campanha de vacinação contra a doença, que pode causar sérios prejuízos para a economia rural, está sendo realizada por uma equipe de 28 vacinadores que irão percorrer toda a região rural como o Sana, Glicério, Bicuda, até áreas semi-urbanas como Virgem Santa e Imburo.

De acordo com estatística da Agrape, em Macaé existem aproximadamente 95 mil cabeças e uma média de 800 propriedades com bovinos e bubalinos (búfalos). O corpo técnico pretende atingir todas as propriedades que tenham até 100 animais. Também serão aplicadas vacinas contra a raiva.

O Estado do Rio de Janeiro há 11 anos não registra ocorrência de aftosa, e isso tem contribuído para que a região se destaque nacionalmente em relação à qualidade do plantel de gado. A vacinação regular do gado é de seis em seis meses a partir do terceiro mês de idade e agora, com o calendário de vacinação unificado, todos os municípios fluminenses terão que vacinar nos meses de maio e novembro.

A equipe estará visitando as propriedades para aplicar as vacinas até o último dia útil de novembro. A vacinação será feita nas próprias fazendas, pois o medicamento biológico não pode ser entregue ao proprietário para não correr o risco de vencer na geladeira.

Fiscalização e multas – No final da campanha caberá à Secretaria Estadual de Agricultura, através do Núcleo de Defesa Sanitária Animal fazer a fiscalização para saber se todos os proprietários vacinaram seu rebanho. No caso do proprietário não vacinar seus animais o Órgão fará aplicações das sanções legais, com multa e a vacinação assistida.

O que é o vírus - A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos e é acometida em todas as idades, independente de sexo, raça e clima. Não há transmissores de aftosa, o vírus é vinculado pelo ar, pela água e alimentos, apesar de ser sensível ao calor e a luz.