Feira Brasil Offshore já tem 608 expositores

29/05/2009 16:52:28 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Feira acontece a partir do dia 16

Macaé se prepara para receber a terceira maior feira da indústria do petróleo do mundo. A capital nacional do petróleo já se movimenta para receber os milhares de visitantes que estarão na cidade durante a 5ª edição da Brasil Offshore, entre os dias 16 e 19 de junho. A Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora do evento, informa que, até agora, já estão confirmados a participação de 608 expositores – 13% a mais do que a última edição.

O evento tem apoio da prefeitura que está realizando obras de manutenção no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro), preparando o local para a edição 2009. A sinalização da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e das ruas do entorno do Macaé Centro estão sendo reforçadas. Além disso, a prefeitura, por meio da secretaria de Serviços Públicos, realiza obras de recapeamento e melhoria nos acessos.

A preparação da parte coberta do evento, que inclui cobertura, piso e elétrica, está sendo finalizada. A partir daí serão distribuídos os geradores, ar condicionado e toda a logística, até o próximo dia 9. Neste dia os últimos preparativos começam a ser feitos para iniciar a montagem da feira, que fica pronta até a véspera da abertura.

O espaço da feira aumentou 15% de sua área em relação à última edição, somando aproximadamente 31 mil metros quadrados. Dos 608 expositores, 471 são de empresas nacionais e 137 de companhias internacionais.

A coordenadora de Marketing/Operacional da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Luciana Essencio, que está acompanhando o projeto de estruturação do evento. De acordo com ele, uma nova tenda teve que ser considerada no plano da Brasil Offshore 2009 para abrigar o número de expositores. "A estrutura e a logística envolvida na organização de um evento dessa magnitude intensificaram-se, exigindo um empenho ainda maior dos parceiros e fornecedores para garantir o sucesso do evento".

O evento conta até agora com 1300 marcas representando 34 países, incluindo Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Coréia, México, Noruega, Singapura, Eslovênia, África do Sul, Coréia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Holanda, Trinidad & Tobago, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos, além da Venezuela e Índia, que participam pela primeira vez.

Rodada de Negócios na Brasil Offshore 2009 traz novidades para os participantes

A 12ª Rodada de Negócios realizada pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) em parceria com o Sebrae, traz novidades esse ano também. Esse ano serão realizados os Encontros de Negócios com empresas de diversos portes de toda a cadeia produtiva, nos moldes do Encontro Nacional de Negócios dos setores de óleo, gás e naval (ENEG).

A Rodada de Negócios acontece nos dias 17 e 18 de junho, das 14h às 18h, no Centro de Exposições Jornalista Roberto Marinho, no Macaé Centro. Para as pequenas empresas a Rodada de Negócios é uma oportunidade de apresentar produtos e serviços, ampliando seu mercado potencial, de modo a fortalecer a cadeia de suprimento local. Para as grandes empresas, que divulgaram suas demandas, é a chance de avaliar alternativas de suprimento de bens e serviços mais vantajosos, o que possibilita alcançar melhores condições de competitividade.

O Eneg também é realizado pela Onip em parceria com as unidades do Sebrae-RJ e BA. O superintendente da Onip, Bruno Musso, explica que objetivo desses Encontros é dar oportunidade às empresas de menor porte, cujos produtos não são demandados diretamente pelas grandes empresas, mas que integram a cadeia de suprimento do setor.

Outra novidade desta edição da Rodada é a presença do BNDES/Finame, que prestará atendimento às empresas participantes da Rodada com informações sobre o cadastramento para acesso a financiamentos para a produção e a comercialização de máquinas e equipamentos.

A Onip já confirmou que a Rodada de Negócios 2009 terá a participação de 19 empresas âncoras - grandes companhias do setor petróleo brasileiro – e 170 fornecedores, com a previsão de cerca de 460 reuniões em dois dias. As âncoras confirmadas são: Aibel, Chevron, El Paso, Estaleiro Atlântico Sul, Estaleiro Maclaren, Estaleiro Mauá, FMC, Global, Petrobras, Repsol, Schlumberger, Setal Engenharia, Shell, Superpesa, Technip, Transocean, Ultratec, Weatherford e Wellstream do Brasil. As empresas que participarão dos Encontros de Negócios ainda estão sendo convidadas.

Na Rodada, ainda haverá uma área de atendimento sobre o cadastro Onip de Bens e Serviços e sobre o Sistema de Cadastro de Fornecedores para o Segmento Brasileiro de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural (CadFor).

De acordo com o Diretor Geral da ONIP, Eloi Fernández y Fernández, "este tipo de encontro tem sido um dos principais caminhos para fortalecer a cadeia produtiva nacional que atende ao segmento".

A Rodada de Negócios da Brasil Offshore 2007 gerou quase R$ 103 milhões – exatos R$ 102 milhões e 900 – em volume potencial de encomenda. Durante dois dias, 175 pequenas e médias empresas participaram de 808 reuniões de negócios com 16 grandes empresas do setor de petróleo e gás. Dessas 175 empresas, 44 eram do estado do Rio de Janeiro, sendo 1/3 da cidade de Macaé.

A Brasil Offshore acontece entre os dias 16 e 19 de junho. Além da Rodada de Negócios, da área de exposição também acontece a Conferência Internacional “Brazil Offshore: The Next Frontier”, realizada pela OTC (Offshore Technology Conference) e pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis).

O acesso a Brasil Offshore é gratuito para profissionais do setor munidos dos seguintes documentos: cópia do cartão de CNPJ ou cartão de visitas nominal e documento com foto.