Feira de Ciências destaca Energia, Meio Ambiente e Saúde

03/06/2015 18:49:00 - Jornalista: Bertha Muniz

Foto: Maurício Porão

O evento aconteceu contou com apresentação de projetos de estudantes

Com o objetivo de desenvolver a qualidade do ensino e capacitar seus alunos para futuros projetos de pesquisa e extensão, o Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp-Funemac) promoveu, nesta quarta-feira (3), sua VI Feira de Ciências. Foram apresentados projetos de estudantes das 1º e 2º séries da instituição abordando os temas: Energia, Meio Ambiente, Saúde e Alimentação. Os alunos foram auxiliados por monitores acadêmicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), do campus da Cidade Universitária, que auxiliaram na execução das propostas apresentadas na feira.

Projetos inovadores fizeram parte desta edição, como o dos estudantes João Paulo Silveira e Lara Dias, orientados por Leires Isabel. Eles apresentaram a reciclagem de pneus para a fabricação de asfalto borracha, como forma de reduzir os impactos que a matéria prima traz ao meio ambiente. “O trabalho pretende analisar a viabilidade da reutilização da borracha de pneus na pavimentação de estradas e rodovias, como forma de reduzir os impactos gerados pelo seu descarte contínuo”, explicou João Paulo.

Thyago Vasconcelos, professor de Biologia e organizador da feira, destacou a importância dos trabalhos na formação dos alunos do CAp-Funemac. “Desenvolver o pensamento científico é de extrema importância para um colégio voltado para a universidade, pois os alunos chegam muito mais preparados à vida acadêmica. É interessante ver o retorno deles. Alguns alunos que já estão na universidade nos encontram e dizem que a feira contribuiu muito para essa nova etapa de suas vidas”, avaliou.

Outro trabalho em destaque foi o das alunas Laís Carvalho, Milena Ribeiro e Sabrina Borges, do 2º ano. Com o tema “Compostagem – Uma Medida Sustentável”, o projeto foi pensado através de orientações básicas de técnicas agrícolas. Um canteiro foi montado na lateral da escola pelas próprias alunas com o objetivo de estimular a reutilização dos restos orgânicos da cozinha do colégio, os introduzindo num processo de compostagem para a produção de adubo orgânico para a horta de temperos e verduras que serão utilizados pela própria escola. “Capinamos, adubamos, plantamos e aprendemos muita coisa com esse projeto. Queremos deixar a horta como um legado nosso na escola, para que cada vez mais possam produzir nossos alimentos, gerando mais consciência aos alunos em relação ao descarte de resíduos, o meio ambiente e uma vida saudável”, ressaltou Laís.

Qualidade e organização em destaque

O presidente da Funemac, Gleison Guimarães, que desde o ano passado prestigia o evento, destacou a importância, a qualidade e a organização, aspectos que, notadamente segundo ele, vêm crescendo. "O CAp é, sem sombra de dúvida, uma instituição que merece nosso respeito enquanto cidadãos. A energia, empenho, brilho que as atividades são realizadas revigoram e proporcionam experiências engrandecedoras. O evento de 2014 ficou em minha memória pela qualidade e interesse despertado. O de 2015, com uma estrutura diferenciada e temas tão bacanas, me enchem de orgulho. Ver alunos, orientadores e sociedade empenhados e satisfeitos com os resultados fazem do CAp a instituição de destaque que é na educação municipal", salientou.

O CAp-Funemac é uma das 10 escolas selecionadas para o “Projeto de Apoio às Feiras de Ciências nas Escolas Públicas de Ensino Médio de Macaé – 2015”, que tem como objetivo de disseminar a educação científica e a prática de ciências em consonância com o cotidiano social. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através de sua Subsecretaria de Ciência e Tecnologia.

Cada escola participante selecionará conforme critério e sistema de pontuação, utilizados pela Feira Científica Internacional, os três melhores trabalhos desenvolvidos por cada aluno ou equipe. Após isso, uma Comissão avaliadora da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia formada por Profissionais de Universidades, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, julgará os três melhores trabalhos de cada escola, sendo estabelecida a colocação de 1º, 2º e 3º lugares.


Fotos Relacionadas