Feira de Ciências vai movimentar Cidade Universitária

12/09/2014 16:12:00 - Jornalista: Joice Trindade

Acontece neste sábado (13), a Feira de Ciências de Macaé (FECIMAC). O evento que será realizado na área externa da Cidade Universitária, das 9h às 14h, deve envolver alunos de 25 escolas. Mais de 90 trabalhos que foram selecionados nas feiras de ciências das unidades municipais de ensino foram selecionados para fazer parte da FECIMAC. O objetivo da programação é proporcionar à comunidade escolar um espaço de incentivo, criatividade, iniciação científica e inovação tecnológica. A novidade é que cerca de 60 produções escolhidas são de estudantes do 6º ao 9º ano de escolaridade.

A FECIMAC em Macaé é fruto de um projeto que foi selecionado e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O CNPq oferece bolsas e prêmios com o objetivo de cumprir o papel de instrumentos de divulgação e valorização da política de desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo para uma articulação efetiva com entidades parceiras dos setores público e privado, integrando assim, estudantes e pesquisadores, que representam as cadeias de produção de ciência, tecnologia e inovação.

Para o evento, até o final do mês de agosto, as escolas municipais apresentaram em suas feiras, invenções, engenhocas, pesquisas e até estudos científicos, que foram elogiados principalmente pelos professores, pais e responsáveis. O projeto está sob a responsabilidade da coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Denise Motta e coordenadora de Ciências do Ensino Fundamental, Martinha Pimentel e do especialista em Educação e coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE), Marcelo Machado.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, a finalidade da realização da FECIMAC , é contribuir junto aos estudantes para o despertar da curiosidade diante de pesquisas, senso de investigação e cooperação.

Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a FECIMAC, vai se destacar no município e reforçar na rede municipal o trabalho de criação de grupos de pesquisas e possibilitar a ampliação do engajamento, diante do movimento voltado para a investigação científica nas diversas áreas do conhecimento.

Escolha - Diante da apresentação, uma comissão julgadora formada por graduandos e graduados de universidades federais e estaduais do Rio de Janeiro vão avaliar os melhores trabalhos, que receberão troféus e medalhas.