Feira de Responsabilidade Social começa nesta quarta-feira

18/05/2010 12:28:37 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Kaná Manhães

A III Feira vai acontecer nos dias 19, 20 e 21, no Macaé Centro, das 14h às 21h, com entrada franca

Começa nesta quarta-feira (19), a partir das 14h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), mais uma edição da Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos. O evento que tem apoio da Prefeitura de Macaé vai até sexta-feira (21), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), das 14h às 21h, com entrada franca. O tema central é “Consumo Consciente por uma Economia Sustentável”.

No evento, haverá estandes, fórum com palestras (veja programação abaixo), painéis e mesa-redonda, além de rodada de negócios sustentáveis, sala de projeção de filmes e vídeos ambientais, apresentações artísticas e culturais com talentos da terra e artistas de renome. Os interessados podem participar gratuitamente, mas precisam fazer o credenciamento pela Internet (visaosocioambiental.com.br ou feirarsebaciadecampos.com.br) ou no local.

O objetivo divulgar conceitos, metodologias e estimular ações de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade nos municípios da área de influência da Bacia de Campos e outras regiões do estado e do país, além de possibilitar a realização de bons negócios sustentáveis.

Educação participa do evento

Durante os três dias da III Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos os alunos da rede pública de Macaé estarão participando das oficinas de papel e pet organizadas pela Secretaria Municipal de Educação, que estará ocupando um dos stands principais da Feira. A abertura dos trabalhos acontece às 13h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro), e contará com a presença da Secretária Municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.

As empresas parceiras da Educação na área de Responsabilidade Social terão destaque no stand, que contará com computadores e Internet gratuita da Secretaria de Ciência e Tecnologia e exposição de trabalhos desenvolvidos pela Escola Municipal de Educação Infantil Marli Vasconcelos (antiga Arco Iris), escolhida para participar do programa “Viva Meio Ambiente” da Concessionária Auto Pista Fluminense. Essa escola foi uma das 10 escolhidas entre as unidades de ensino pública do Estado.

No stand da Educação, as pessoas terão a oportunidade de conhecer os projetos e programas desenvolvidos nas áreas de cultura, saúde e meio ambiente, como o Literarte, a Escola de Horário Integral, Pequenos Cientistas, Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), Minha Escola Querida e o SOS Meus Dentinhos; além dos cursos de qualificação profissional, os cursos de nível superior, informações sobre a Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, o Colégio de Aplicação e a Escola de Idiomas.

“Os alunos vão expor seus trabalhos de práticas ambientais, como as caminhadas, o projeto Plantando Sementes e a Coleta Seletiva, realizada já há três anos em parceria com empresas, que trocam o material reciclável recolhido pelos alunos por materiais didáticos”, informou Marilena Garcia.

Oficinas – Duas oficinas de reciclagem estarão acontecendo todos os dias no stand da Educação. Das 14h às 15h30m, monitores da Educação estarão ensinando a transformar jornais e papelão em artesanato. Já das 15h30m às 17h, o trabalho na oficina será voltado para o reaproveitamento de garrafas pet. “Durante todos os dias do evento, os ônibus da Educação estarão buscando alunos da Rede Municipal de Ensino nas escolas para participarem do evento”, disse ainda Conceição.

Programação do Fórum:

Quarta-feira (19):

15h - palestra de abertura: “Commodities Ambientais e Negócios Sustentáveis”
Palestrante: Amyra El Khalili – Professora de pós-graduação em Commodities Ambientais, escritora, idealizadora do Projeto Bece (Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais), com a missão de construir um novo modelo econômico para a América Latina e o Caribe. Foi indicada por diversas entidades e lideranças para o "Prêmio 1.000 Mulheres para o Nobel da Paz, com endosso de pacifistas israelo-palestinos. Em 2005, foi indicada para o Prêmio Bertha Lutz.

16h20 - Coffe-break

16h30 - Painel: “Petróleo: Riscos, Desafios e Oportunidades Ambientais”

- Aristides Soffiati Neto – Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), escritor e ambientalista, autor de nove livros sobre cultura e meio ambiente e doutor em História Ambiental pela UFRJ. Suas pesquisas abrangem as seguintes áreas: História, Cultura e Religião Africanas, Meio Ambiente, Ecologia e Problemas Ambientais Regionais,Processos Históricos, Sociedade e Desenvolvimento Regional.

- Fernando Marcelo Tavares – Jornalista, idealizador do suplemento cultural Arte Nativa e da revista Seculus, ambientalista, ex-secretário de Meio Ambiente de Macaé e atual subsecretário de Comunicação Social do município.

- Vilmar Berna – Escritor, ambientalista, ganhador do Prêmio Global 500 Para o Meio Ambiente da ONU e do Prêmio Verde das Américas, entre outros. Fundou e dirige a Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia), com sede em Niterói, da qual é editor voluntário da Revista do Meio Ambiente e do www.portaldomeioambiente.org.br distribuídos gratuitamente com o objetivo de contribuir na formação de uma nova consciência ambiental e na cidadania ambiental em nossa sociedade.

Quinta-feira (20):

14h30 – Painel: “Sustentabilidade, RSE e Consumo Consciente”.

- “A RSE na Visão da Imprensa”: Amélia Gonzalez - Jornalista, editora do suplemento Razão Social de O Globo e do blog Razão Social. Estudiosa e apaixonada pelo tema Responsabilidade Social, a jornalista conquistou respeito e seu trabalho se tornou um importante indutor para uma gestão socialmente responsável nas empresas;

- “Educação e Liderança para a Sustentabilidade”: Thais Corral – Jornalista com Mestrado pela Escola de Políticas Públicas de Harvard, membro do Conselho Consultivo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, coordenadora da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) desde 1990, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças e co-diretora da Global Leadership Network.

- “Empresas Indutoras da Sustentabilidade” – a confirmar.

16h – Coffe-break.

16h10 – Palestra: “Uma Sociedade para Todos”
Palestrante: Cláudia Werneck - Jornalista, escritora, teve uma atuação pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva no Brasil e nos demais países da América Latina desde 1992, tornando-se no ano 2000 a primeira escritora brasileira a ter livros recomendados simultaneamente pela Unesco e Unicef. Empreendedora social, integra desde o ano de 2003 as duas mais conhecidas redes de empreendedorismo social do mundo: Ashoka Empreendedores Sociais (Estados Unidos) e Fundação Avina (Suíça), que reúnem lideranças internacionais com vocação e experiência na criação de idéias inovadoras para influência em políticas públicas.

Debatedora: Rita Barreto – presidente da Sociedade de Ensino e Terapia Macaense (Sentrinho), instituição criada como espaço alternativo de educação inclusiva para pessoas com deficiência. Em 1991, a escola passou a ser atendida pelo Programa Avançado de Assistência e Tratamento a Pessoas Especiais (Pate), da Petrobras, o que garantiu, entre outras coisas, o financiamento da construção da sede própria da instituição em terreno cedido pela Prefeitura de Macaé, no bairro Campo d’Oeste.

17h40 – Coffe-break.

17h50 - Palestra: “O Direito Ambiental das Cidades”.
Palestrante – Rogério Rocco - Ex-superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, advogado, mestre em Direito da Cidade e Analista Ambiental.


Sexta-feira (21):

14h30 – Palestra: “A agenda da Sustentabilidade e as grandes transformações do Século XXI”.

Palestrante – Sérgio Besserman– Professor, economista, ambientalista, presidente do Comitê de Gestão Integrada e de Mudanças Climáticas da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ex-presidente do IBGE e ex-diretor de planejamento do BNDES, atual membro do conselho diretor da WWF-Brasil e trabalha no tema Mudanças Climáticas desde 1992. É comentarista de sustentabilidade na Globonews e da Rádio CBN.

15h50 – Coffe-break.

16h – Palestra: “Captação de Recursos e Gestão de Projetos Socioambientais - Melhores práticas e experiência do Instituto Brasileiro de Florestas na produção de 1 milhão de árvores nativas mensal envolvendo comunidades em todo o país”.

Palestrante – Higino Aquino – Diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Florestas (IBFlorestas), uma associação sem fins lucrativos que tem como foco de trabalho o apoio no reflorestamento e proteção de florestas nativas. Fundado em 2006 pela Família Aquino, atualmente o instituto congrega a maior rede de produção de mudas florestais nativas do Brasil, nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, produzindo mudas de árvores do bioma Mata Atlântica e Cerrado para todo o país.


Fotos Relacionadas