Feira Macaense de Ciências já movimenta as escolas

27/10/2009 17:26:39 - Jornalista: Joice Trindade

A Feira Macaense de Ciência Tecnologia e Inovação (Femacti) já começa a mobilizar as escolas municipais. A mostra de ciências do Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo foi realizada nesta terça-feira (27), e a do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, acontece nesta sexta-feira (30).

Desde o início do mês, estão sendo realizadas mostras internas em 19 escolas da rede municipal de ensino, que vão se integrar à programação. A previsão é que as unidades municipais exponham cerca de 70 trabalhos com a participação de aproximadamente 300 alunos.

No decorrer das mostras, serão selecionados os trabalhos que irão ser expostos nos dias 11 e 12 de novembro na Femacti, realizada no Centro de Convenções. O evento vai envolver alunos do sexto ao nono anos dos ensinos Fundamental e Médio de Macaé e de cidades da região.

De acordo com a subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, esta é a oportunidade de conhecer os trabalhos produzidos nas escolas do município e de revelar talentos e potencialidades.

Para o coordenador e idealizador da Femacti, Marcelo Machado, a feira vai contar com a apresentação de produções variadas. “Este evento já faz parte do calendário municipal e tem trazido muitos resultados nesta área para os alunos de Macaé, sem contar com a certeza de um futuro melhor para esses futuros profissionais ou cientistas. Sabemos que estamos colaborando para um futuro melhor para todos”, comentou, ressaltando que a coordenação vai disponibilizar transporte gratuito para os estudantes da rede municipal.


Feira

Cerca de 800 alunos na faixa de 12 a 19 anos, que estudam nas redes públicas e privadas de Macaé e municípios vizinhos estão sendo esperados para a programação. A expectativa é receber a visitação de cerca de oito mil pessoas.

As inscrições para o evento estão abertas até o próximo dia 31. De acordo com Marcelo Machado, todas as escolas inscritas na feira participarão do sorteio de um computador e três impressoras multifuncionais e os alunos, do sorteio de vários brindes.

O ensino médio participará nas categorias: Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Sociais e Humanas e Ciências Biológicas, Meio Ambiente e Saúde. A novidade é que os estudantes, o orientador e a escola que se classificarem até o terceiro lugar em sua categoria receberão troféus.

- Lembramos que o mais importante não é a premiação, é a participação, o incentivo e a valorização que o aluno expositor terá no evento. O estudante terá um estande, identificação do seu trabalho e, sem contar, a experiência e contato com outros alunos, outros trabalhos e com as empresas satélites que estarão ali para ajudar no futuro desse aluno. Além disso, o vencedor tem a chance de se apresentar nas feiras estadual, que vai acontecer no final do ano, e nacional, lembrou o coordenador do evento. Mais informações sobre a programação no site www.femacti.com.br.