Feira Social de Interação: Artesãs abrilhantam praça Veríssimo de Mello

13/06/2008 18:42:23 - Jornalista: Joanna Beijamin - estagiária

Promovendo a inclusão social, valorizando o artesanato, a cultura local e o empreendorismo popular, a prefeitura de Macaé, por meio da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), realizou na tarde desta sexta-feira (13), na Praça Veríssimo de Mello, a Feira Social de Interação. Os grupos produtivos de economia popular solidária (EcoPopSol), vinculados à Incubadora de Cooperativas, participam do projeto que beneficia cerca de 40 famílias.

De acordo com o secretário executivo de Trabalho e Renda (Semtre), Robério Fernandes, o trabalho realizado pela prefeitura, de apoio a grupos produtivos de EcoPopSol dos segmentos de artesanato, agricultura familiar, ervas medicinais e empreendimentos populares estão expondo e vendendo seus produtos.

- A Incubadora de Cooperativas é um agente facilitador para a criação de produtos e processos de grupos produtivos e cooperativos com foco na economia solidária - diz Robério, acrescentando que a Semtre atua dando o suporte necessário às cooperativas de formação, incubação, acompanhamento e apoio e na promoção de cursos que visam a geração de trabalho, renda e desenvolvimento de projetos - conclui.

Segundo a artesã do Lagomar, Dona Graça Mello, a feira na praça, tem dado mais visibilidade aos produtos que são produzidos pelo grupo de artesãs.”Agora temos um lugar para comercializar nossos produtos que antes não tínhamos. Graças a prefeitura que nos proporcionou esse espaço e o grupo da Semtre e Incubadora que vem nos apoiando em todos nossos trabalhos”, disse Graça, acrescentando que a praça está mais movimentada depois que a feira se instalou.

Os grupos que participam do projeto são: Assentamento Prefeito Celso Daniel, Mulheres Artesãs do Lagomar, Cooperativa de Costureiras de Macaé - COOPCOM, Mulheres de Glicério, ASPAS - Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental de Macaé e Arte e Ofício.

A Fundação Agropecuária de Abastecimento e Peca (Agrape) e a secretaria especial de Saúde (Semusa) participam da parceria com a Semtre, através dos grupos da Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental de Macaé (Aspas) e do Centro de Referência ao Diabético (CRD).