Femacti: além das exposições, concurso soletrar e campeonato de Xadrez

03/09/2008 17:04:17 - Jornalista: Alexandre Bordalo

As instituições de ensino interessadas em participar da quarta edição da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti) têm até o dia 10 de setembro para realizar a inscrição. Isso pode ser feito através do site www.femacti.com.br. O evento, promovido pela prefeitura de Macaé, está previsto para acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro.

Entre as atividades que irão reunir cerca de 200 trabalhos de alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª séries do ensino médio das redes de ensino particular, municipal, estadual e federal, estarão o torneio de xadrez e o concurso soletrar.

Segundo o organizador da Femacti, Marcelo Machado, as instituições de ensino vão selecionar um aluno por ano de escolaridade do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e um aluno do Ensino Médio para participar do Soletrar e do Campeonato de Xadrez. No Soletrar serão sorteadas palavras previamente selecionadas e retiradas do dicionário Aurélio. Já no torneio de xadrez, os alunos serão sorteados e farão as disputas até sair o campeão.

Haverá também a participação de 30 entidades satélites de interesse dos alunos e visitantes. “Como nas edições anteriores, teremos o Fundo Anti-Drogas, o DST-Aids, secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Saúde, além de exposições do Cefet, Nupem entre outras instituições. Nosso interesse com as entidades satélites é interagir com os alunos de forma que eles possam adquirir mais consciência e informação de assuntos relevantes”, justifica.

- Convidamos todas as escolas a participar e ao público fazer uma visita. Na verdade, aprendemos muito com estes alunos. Essa será a nossa geração do futuro e Macaé, através da prefeitura, está pensando no desenvolvimento sustentável, com inteligência e conhecimento - completa o coordenador da Femacti.

O projeto “Feira de Ciências” visa proporcionar a Macaé um espaço de incentivo, de criatividade, de iniciação científica e de inovações tecnológicas, de forma a melhorar a qualidade de vida da sociedade. Segundo Marcelo Machado, hoje a cidade é tricampeã estadual na Feira de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), quando trabalhos apresentados por macaenses venceram essa feira em 2005, 2006 e 2008.

- Fomos campeões em 2006, vice em 2007 e campeões novamente em 2008 na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), que acontece anualmente na Universidade de São Paulo (USP), onde concorrem mais de seis mil trabalhos de todo o Brasil e são selecionados apenas 200 - conta Machado. - Participamos também da Mostra de Ciência e Tecnologia do Mercosul, realizada em novembro de 2006 na Argentina, onde fomos convidados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia para representar o Brasil - frisou.

Em 2008 a Femacti passa a ser regional, abrangendo também professores e estudantes dos municípios vizinhos. “A adesão das empresas, escolas e alunos, o sucesso dos eventos realizados e as vitórias obtidas nas feiras estaduais e nacionais consolidam o nosso trabalho com resultados positivos, que apenas esperávamos alcançar a partir de cinco ou mais anos de realização”, finaliza.