Femacti: Colégio Luiz Reid inicia feira interna de ciências

03/07/2008 16:08:33 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Colégio Estadual Luiz Reid realizou na manhã desta quinta-feira (3) sua feira interna de ciências, com o objetivo de selecionar os melhores trabalhos que representarão a instituição de ensino na quarta edição da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), que acontece nos dias 27 e 28 de agosto, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro). Segundo o organizador da Femacti, Marcelo Machado, as feiras mostram que o governo municipal acertou ao investir na área de ciência e tecnologia – caminho para a sustentabilidade no município.

Os trabalhos vencedores foram “Simples Experiências, Grandes Descobertas”, na área de Ciências Humanas e Sociais; “Topologia: Uma Visão Recreativa”, do setor de Ciências Exatas e Tecnológicas e da esfera de Ciências Biológicas, Meio Ambiente e Saúde, o trabalho vencedor foi: “Tungíase: Informação é o melhor remédio”.

A aluna Mellini Correa, do primeiro ano, defendeu sozinha o trabalho “Simples Experiências, Grandes Descobertas”. A proposta da atividade foi apresentar materiais como sucatas e obter importantes explicações e aprofundamentos científicos sobre eles. Como exemplo, ela citou os pêndulos muito válidos para as relojoarias. Pedras e papéis, que dentro de garrafas caem ao mesmo tempo, devido à falta de vento, também foram alvo de suas observações. Caso estivesse do lado externo a pedra cairia no chão primeiro.

- A questão para ir ao chão mais rapidamente ou não, não é o peso, e sim, o ar e o vento - afirma a jovem. Ela ainda conta sobre experiências com casca de ovo que flutuam mesmo com pedras dentro, uma vez que tem volume e espaço para massa, sendo a densidade menor que a da água.

Femacti

A Femacti é organizada pela prefeitura de Macaé, por meio das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Sustentável e de Infra-Estrutura Urbana. Nas edições anteriores da Femacti, saíram os trabalhos vencedores das três últimas feiras estaduais de ciência e tecnologia, das três últimas feiras nacionais realizadas na Universidade de São Paulo (USP) e um dos trabalhos que representou o Brasil na I Mostra do Mercosul de Ciência e Tecnologia na Argentina em 2006.

- Todas as instituições de ensino particulares, municipais, estaduais e federais estão convidadas a se organizarem para participar do evento, por intermédio da elaboração de projetos baseados em metodologia científica, a fim de propiciar desenvolvimento de importantes conhecimentos tecnológicos à população, colaborando também para a formação de senso crítico e inovador nos cidadãos - comenta Marcelo Machado.

O apoio das empresas macaenses para o evento é um dos pontos fundamentais, de acordo com o coordenador, para o sucesso da feira. “Estamos à disposição dessas firmas que atuam também na área de responsabilidade social através do e-mail femacti@hotmail.com ou marcelomachado@macae.rj.gov.br.”, comentou.

- Lembramos que cerca de dez mil alunos e orientadores são envolvidos neste projeto No ano passado, tivemos uma visitação na feira de 8,5 mil pessoas. A Femacti é atualmente a maior feira de Ciências do Estado do Rio de Janeiro. A estimativa é que em 2008, cerca de 15 mil estudantes participem, uma vez que será uma feira regional – explica o coordenador, lembrando que mais informações podem ser encontrados no site www.femacti.com.br.