Femacti terá novidades em 2008

11/07/2008 11:00:18 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti) terá novidades em 2008, como o Soletrar e torneio de Xadrez. O evento acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, Macaé Centro, nos dias 24 e 25 de setembro. Segundo o coordenador da Femacti, Marcelo Machado, a feira, que está na quarta edição, se consolidou na cidade como um evento que contribui para o desenvolvimento escolar, evolução científica e visão de futuro.

Nas três edições anteriores saíram os trabalhos que venceram as três últimas feiras estaduais e as três últimas feiras nacionais na Universidade de São Paulo (USP).

Este ano a Femacti realiza pela primeira vez uma competição de Soletrar entre os alunos. As escolas inscreverão um estudante por série e este disputará com os outros inscritos quem é o melhor da sua série. Para isso, a secretaria Especial de Educação (Semed) já está trabalhando para selecionar as palavras a serem usadas no evento. A coordenadora da Femacti, Martinha Pimentel, reuniu-se na Semed para acertar os detalhes desta competição.

- Outra novidade para este ano, seguindo os mesmos moldes do Soletrar, será um torneiro de Xadrez entre os alunos da mesma série, que também já esta sendo organizado e as regras estão sendo definidas – afirma o coordenador.

Ele acredita que com mais estes dois eventos, a cidade de Macaé, que tem a maior feira de ciências do interior do estado do Rio de Janeiro, com a participação de mais de dez mil alunos, terá movimento 50% maior. É que o evento também passa a reunir cidades da região. “Em 2007, tivemos uma visitação de cerca de 8,5 mil pessoas”, comenta.

A professora Martinha Pimentel lembra ainda que para Femacti - 2008 estão sendo convidadas várias entidades, órgãos municipais, escolas técnicas e faculdades, que atuam como “satélites” no evento, ou seja, estão localizadas ao redor dos trabalhos dos alunos, de forma a interagir, informar e conscientizar o público estudantil, expositores e visitantes.

Ela cita como exemplos de satélites que já estiveram nas edições anteriores, o DST-Aids, Fundo Municipal Anti-Drogas, secretaria de Meio Ambiente, secretaria de Saúde com o programa de saúde bucal e aplicação de flúor, Sesi-Senai, CEFET, UENF (Lenep), Guarda Mirim, Mactran, entre outros.

De acordo com os coordenadores, a Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação é organizada pela prefeitura de Macaé, por meio das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Sustentável e de Infra-Estrutura Urbana.

- Todas as instituições de ensino particulares, municipais, estaduais e federais estão convocadas a se organizarem para participar do evento, por intermédio da elaboração de projetos baseados em metodologia científica, a fim de propiciar desenvolvimento de importantes conhecimentos tecnológicos à população, colaborando também para a formação de senso crítico e inovador nos cidadãos - pontua Martinha Pimentel.

Marcelo acrescenta que o apoio das empresas macaenses para o evento é um dos pontos fundamentais para o sucesso da feira. “Estamos à disposição dessas empresas de que de alguma forma podem contribuir para incentivar estes alunos e escolas. Estamos buscando brindes para os alunos e para as escolas que participam do evento. Nosso e-mail é femacti@hotmail.com ou marcelomachado@macae.rj.gov.br. Temos também um site que está em construção, mas já tem bastante informação sobre o evento e que mostra as empresas que têm participado e ajudado nas edições anteriores”, finaliza o coordenador da feira.