Femacti-2007 começa quarta-feira, no Macaé Centro

15/10/2007 17:06:54 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para realizar a Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti 2007), nas próximas quarta-feira (17) e quinta-feira (18), trabalhos árduos têm sido realizados pelas instituições de ensino federal, estadual, municipal e particular de Macaé, durante este ano. O evento será no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), com início previsto para as 10h (Cerimônia de Abertura) e término às 17h, enquanto que no último dia vai das 9h às 16h, com a solenidade de premiação dos trabalhos vencedores.

Na primeira quinzena de julho, por exemplo, houve feiras internas em escolas municipais. Na última semana de agosto, aconteceu a terceira Feira de Ciências das Escolas Municipais. A culminância se realiza com o evento desta semana que reunirá cerca de 200 trabalhos, promovendo desenvolvimento intelectual e efervescência de idéias. Tudo no âmbito da Ciência e Tecnologia.

Segundo o assessor especial da prefeitura, Marcelo Machado, este ano a feira será regional, uma vez que todas as escolas da região, Macaé, Campos, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã estão convidadas a participar. “A Femacti é um ‘case’ de sucesso da Prefeitura Municipal de Macaé e tem levado o nome da cidade a ser reconhecido não só pelo petróleo, mas pelo desempenho na área de ciência e tecnologia”, comenta o assessor.

Ele lembra que o trabalho da Cefet/Uned-Macaé, intitulado Projeto de uma Fábrica Piloto de Biodíesel já obteve prêmios da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), em 2006, ocorrida na Universidade de São Paulo (USP); na Feira Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação (Fecti), em 2005 e 2006, além de ter participado de Feira com países membros do Mercosul, na Argentina, em novembro de 2006.

Estão trabalhando na condução da Femacti-2007 as secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Sustentável e Ciência e Tecnologia. A Petrobras, o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e as empresas Sampling Planejamento e Jevin apóiam o acontecimento.

Segundo, Marcelo Machado, haverá paralelamente às apresentações dos alunos, workshops e cinemateca. Os workshops – que acontecerão no auditório do Macaé Centro - consistem em palestras sobre diversos temas a respeito de ciência e tecnologia. Na quarta-feira (17), às 14h, a professora de Química do Cefet/Uned-Macaé, Margarida Castelló, fala sobre Fábrica de Biodíesel, o projeto macaense que ganhou diversos prêmios, a nível federal, estadual e municipal. Às 15h30, é a vez da professora do Cederj (ensino à distância), Cláudia Caixeta, tratar sobre o assunto Bioinvasão.

Na manhã de quinta-feira (18), às 9h, o profissional da secretaria de Meio Ambiente, Guilherme Sardemberg, aborda conhecimentos sobre a Lagoa de Imboassica, enquanto que a bióloga do mesmo órgão público municipal, Érica Steagall, ministra palestra sobre Unidade de Conservação, como, por exemplo, o Parque Atalaia, a Área de Preservação Ambiental (APA) do Sana e o Parque Nacional de Jurubatiba.

Os workshops estão sendo devidamente organizados pela professora da secretaria de Educação, Martinha Pimentel. Já a cinemateca vai mostrar documentários sobre a vida do pai da Aviação, Santos Dumont; a história da Petrobras (empresa estratégica e extremamente importante para o desenvolvimento brasileiro). Além disso, haverá documentário sobre o Planeta Terra.

- Este é o terceiro ano que a Femacti acontece no município. Temos obtido ótimos resultados em termos sociais, de desenvolvimento educacional, motivacional e científico -conta Machado, acrescentando que a feira também objetiva divulgar os trabalhos e as idéias, além de premiar os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os de Ensino Médio.

O evento também está aberto a empresas ou ONGs que queiram divulgar informações para este público. Ainda haverá no espaço, condições para divulgação de assuntos de interesse dos alunos, tais como DST-Aids, Fundo Anti-Drogas, Saúde Bucal, Guarda Mirim, Consciência no Trânsito, entidade de ensino técnico (Senai) e entidades de ensino Superior (Lenep, Femass) entre outros, de forma a que os alunos expositores e participantes tenham conhecimento dos temas referidos.