Femacti-2008 descobre futuros cientistas

26/09/2008 17:32:43 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foram dois dias de intenso trabalho para os organizadores e também para os alunos que apresentaram projetos de cunho científico e tecnológico na quarta edição da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação-2008 (Femacti). O evento foi realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, na quarta e quinta-feira (24 e 25).

Do sexto ano a instituição de ensino vencedora foi o Centro Educacional Municipal Professor Walter Boschiglia, com o trabalho intitulado “Baixa Visão: em Busca de Identidade, feito pelos alunos deficientes visuais Rodrigo Rangel, Silvonete Baptista e Alex Quaresma.

O primeiro lugar do sétimo ano foi o Centro Educacional Ativo, com os alunos João Pedro Rocha, Beatriz Antunes e Iohana Brito. O tema defendido por eles foi “Microcosmo”. Este projeto tem como finalidade observar a presença de microrganismos chamados de coliformes em locais como: sola de sapato, dinheiro, mão lavada, mão suja, moeda, ar, água, vaso sanitário, fio de cabelo e chão. Uma vez que esses micróbios estão associados às condições higiênicas das pessoas, dos lugares, das águas e dos alimentos.

O trabalho cujo tema foi “Propaganda” ficou em primeiro no oitavo ano. Também foi feito por alunos do Centro Educacional Ativo de Macaé. Mas pelas alunas Roberta Schottz e Camila Borges. “Máquina da Verdade” é o título do trabalho vencedor do nono ano, desenvolvido pelos alunos Aslan Santos, Raellen Azevedo e Raquel Rosas do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho.

Já o Colégio Estadual Luiz Reid ficou em primeiro lugar com o trabalho “Tungíase: Informação é o melhor Remédio”. De acordo com os alunos Arthur Rosa e Vinícius Lima o objetivo do trabalho, que competiu na categoria de ciências biológicas, foi disseminar a conscientização sobre os malefícios do bicho do pé. Para isso, eles utilizaram slides, microscópio e banner durante a apresentação na Feira.

Com o título “Detector de Mentiras”, Fabiana Silva, Lidiane Silva e Daiane Galdino ficaram em primeiro lugar na categoria de ciências exatas. Elas são alunas do Instituto Nossa Senhora da Glória.