FeMass oferecerá 40% das vagas a alunos de escolas públicas

16/10/2009 14:47:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arquivo Secom

Faculdade municipal vai mudar edital do vestibular por conta do adiamento das provas do Enen

A Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos ( FeMASS), instituição de ensino superior público do município de Macaé, a partir do próximo ano disponibilizará 40% das vagas oferecidas nos cursos de graduação em Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação a alunos procedentes de escolas públicas.

Com o objetivo de promover a inclusão social pela educação, além do novo sistema de cotas, a faculdade publicará na primeira semana de novembro edital de isenção da taxa de inscrição, R$ 80. O edital de seleção para os cursos já foi encaminhado ao Conselho Estadual de Educação. Depois do cancelamento por fraude pelo Ministério da Educação-Mec, no último dia primeiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que integrava a seleção de importantes universidades do país, a Femass também alterou seu processo de ingresso.



A seleção se daria em duas fases, sendo a primeira o Enem. Como a divulgação dos resultados do Enem está prevista para a segunda quinzena de janeiro, o que atrasaria o início do ano letivo, oito de fevereiro, a faculdade modificou seu edital. A primeira fase de seleção será uma prova objetiva aos moldes do Enem.



Uma comissão de professores já trabalha na elaboração da prova que segue a linha da aprendizagem significativa e da transdisciplinaridade. Por isso, as questões vão exigir mais leitura e interpretação que as provas anteriores. A segunda fase será uma prova discursiva de matemática e redação.



“Com previsão de resultado do Enem a partir da segunda quinzena de janeiro teríamos muito pouco tempo para viabilizar o curso”, explicou o diretor da FeMass, Francisco Carlos Gomes. Ele destacou o novo sistema de cotas para alunos provenientes de escolas públicas (municipais, estaduais ou federais) “É inédito e trará benefícios sociais”, completou.



O professou ressaltou ainda o aumento a cada ano do número de alunos oriundos de municípios mais distantes, como São Fidélis e Friburgo, e alertou para o avanço da concorrência “É preciso se preparar mais, estudar”. Os cursos de graduação da FeMass foram pensados em conjunto e com ênfase na Gestão de Projetos. Desde o primeiro período, os alunos iniciam o desenvolvimento de projetos semestrais que podem ter continuidade culminando no Projeto Final de Curso. Eles têm a possibilidade de integrar conhecimentos de áreas além das disciplinas curriculares. Os cursos possuem matérias comuns nos diversos períodos.



As matrículas são feitas por disciplinas, em regime de créditos. A duração do curso de

Administração e de Sistemas de Informação é de oito semestres. O de Engenharia de Produção tem dez semestres. Mais informações sobre o processo seletivo estarão em breve disponíveis no site da Funemac (www.funemac.edu.br).