FeMASS realiza a etapa final de seu vestibular

27/01/2010 14:15:00 - Jornalista: Clinton Davisson

Os resultados da segunda fase do vestibular da Faculdade Pública Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) serão divulgados na próxima segunda-feira (1) no site da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) a partir das 16h. A segunda do Vestibular 2010 foi realizada no último spabado (23). Dos 727 inscritos na primeira fase, 419 foram classificados para disputar as 200 vagas para ingressar na instituição nos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

Segundo a coordenadora do vestibular Ana Maria Cançado, as provas ocorreram em clima de tranquilidade e apenas quatro alunos não puderam fazer o exame por chegarem atrasados.



- Esses alunos chegaram após o início das provas, por isso não foi possível deixar que entrassem por uma questão de respeito aos outros alunos e segurança em relação às provas, lamenta Ana Maria, que destacou a possível diminuição da idade dos alunos por causa da criação do curso diurno.



- Antes tínhamos apenas o curso noturno, isso atrai um perfil de candidato que já trabalha e provavelmente já se formou há mais de dois anos. Com o curso diurno, a tendência é termos alunos mais jovens e com recordações do ensino médio mais frescas na cabeça", diz Ana, que informa que a maior relação candidato vaga este ano foi a do curso de Engenharia de Produção que contou com quatro alunos por vaga na primeira fase e passou para 2,5 por vaga na segunda fase. Uma possível explicação para essa superação seria a criação do curso diurno.



A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, ressalta que a FeMASS é mais uma oportunidade que o município tem oferecido para que seus estudantes ingressem no ensino superior gratuitamente. "A herança que estamos deixando para nossos macaenses é a educação pública com qualidade."



Para a estudante Ana Paula Leal, de 17 anos, a prova para o curso de Administração foi considerada fácil. “Gostei de fazer a prova, acho que fui bem, embora não possa dizer que foi uma prova fácil. Mas acho que é bom ter provas deste nível para poder selecionar e preparar melhor os alunos antes de ingressar na faculdade”, afirmou.



Já a macaense Carolina Vaccari, de 18 anos, fez prova para o curso de Engenharia de Produção e elogiou o tema da redação. “A prova pediu para dissertar sobre as ações que você poderia fazer para melhorar o mundo”, disse Carolina que também achou ter tido um bom desempenho na prova.



Outro aluno nascido em Macaé, Lorenzo Guimarães de 23 anos, fez prova para o curso de Sistemas de Informação e estranhou a pouca quantidade de pessoas inscritas. “Pela relação candidato vaga, passa quem não zerar a prova”, observou. Mesmo assim, Lorenzo afirmou ter se aplicado nas provas e elogiou as questões de matemática. “Exigem muito mais raciocínio do que decorar fórmulas. Acho que isso é muito mais ligado a realidade”, afirmou.



Segundo Ana Maria Cançado, novas provas serão feitas em junho para que se preencham as vagas para o segundo semestre no curso de Sistemas de Informação.