Fest Verão tem programação para a garotada

18/01/2006 16:16:18 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Fest Verão também é da garotada. A Fundação Macaé de Cultura preparou uma programação especial somente para as crianças. No próximo sábado (21) às 18h, na Tenda Cultural, na Linha Verde, os animadores culturais Mauro Menezes e Lu Maia, juntamente com crianças e adolescentes da Companhia Art Luz de Dança e Teatro, promovem o espetáculo “A Cerca do Circo sem Cerca”.

De acordo com o assessor de planejamento da Fundação Macaé de Cultura, Rosalvo Júnior, as crianças e os adolescentes da Companhia Art Luz que irão participar do evento estão se profissionalizando, tornando-se monitores e animadores. “Antes eles eram alunos. Hoje são alvo da inclusão social, além de desenvolverem um trabalho com a comunidade”, ressalta. Os componentes do projeto Art Luz são de família de baixo poder aquisitivo, moradoras de bairros periféricos.

O animador Mauro Menezes disse que o espetáculo conta a história de dois palhaços que envolverão o público infantil para ser protagonista da peça. “Queremos apresentar um trabalho que promova a reflexão, que seja interativo, levando as crianças a pensar na necessidade de participar na vida, no teatro, na escola, na família”, explica.

Ele lembrou ainda que na procura de um circo pelo palhaço Pitó, há a descoberta e a realização de seu sonho através do público infantil, que, por sua vez, também encontra a realização de seu sonho no palhaço e no cantador. Há três momentos no espetáculo: o primeiro é o de sensibilização do público, o segundo envolve a parte plástica, onde o público se caracteriza com a cor dos personagens escolhidos e o terceiro faz a platéia apresentar o Circo sem Cerca.

Os autores da história e das músicas são Mauro Menezes (o cantador) e Lu Maia (o palhaço Pitó). Mas a Companhia Art Luz de Dança e Teatro tem uma participação muito importante na construção plástica do evento, com a atuação de malabares e com solo de dança. “A Companhia vai abrilhantar o espetáculo com fantasias, dotes circenses e danças no meio do público”, conta Menezes.

A dupla de animadores vem do Rio de Janeiro e pretende fazer do espetáculo um circo sem limites, onde há liberdade para o improviso. Mauro Menezes e Lu Maia já trabalharam com a Fundação Macaé de Cultura na Paixão de Cristo, no ano passado, além de atuações no distrito do Sana, também em 2005.