Festa de Santa Cecília revigora a Cultura na cidade

20/11/2008 15:13:45 - Jornalista: Andréa Lisbôa

A Festa de Santa Cecília, padroeira da música, comemorada neste sábado (22) tem em sua programação, que começou no domingo (16), eventos variados promovidos pela Sociedade Musical Nova Aurora e pela Escola de Artes Maria José Guedes, com o apoio da Fundação Macaé de Cultura (FMC) e da Associação de Músicos, Bandas e Agentes de Entretenimento de Macaé (Amubae). Todos os eventos têm entrada franca.

Até quinta-feira (20), às 19h, na sede da Nova Aurora, av. Rui Barbosa, acontece a mostra de vídeos "Música no Cinema" e apresentações musicais. Na sexta-feira (21), às 19h, haverá uma confraternização no pátio da sociedade, com a participação dos grupos "As seresteiras”, “Seresta de Dodô” e de músicos convidados.

No sábado (22) haverá missa na capela de Santa Cecília (sede Nova Aurora), às 8h e às 18h. Encerrando as festividades, às 19h, no Teatro Municipal de Macaé, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) apresenta a recém-formada Orquestra Popular de Macaé (OPM), um projeto da Emart e da FMC, com o apoio da Amubae. O show terá entrada franca.

A OPM é composta por alunos, ex-alunos, professores e ex-professores da Escola Municipal de Artes e também por músicos da comunidade e das bandas da Lira dos Conspiradores e Nova Aurora. A orquestra preparou um repertório de canções populares. Entre elas estão “Vera Cruz”, “O Morro Não Tem Vez” e “Na Baixa do Sapateiro”, informou o diretor da Emart, Bruno Py.

Além da OPM, haverá apresentação dos alunos de Piano e de Prática de Grupo da Emart e de Grupos convidados das Sociedades Musicais Lira dos Conspiradores e Nova Aurora. Os ingressos podem ser retirados, até dois por pessoa, na bilheteria do teatro, na av. Rui Barbosa, 780, Centro Macaé de Cultura, até sexta-feira, das 9h às 20h, e no sábado das 9h até 19h.

A festa de Santa Cecília foi aberta no domingo (16) com o concerto da Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora. A bi-campeã do Estado, com 135 anos de tradição, foi regida pelo macaense Hélio Rodrtigues, apresentando um repertório composto especialmente para bandas sinfônicas.

O público presente ao evento aplaudiu de pé e com entusiasmo o concerto que contou com a participação da violinista solista, Fernanda Crespo. O maestro disse que se emocionou com a apresentação, principalmente porque o grupo é formado por músicos amadores. “Mostramos um trabalho de um ano. Ensaiamos com naipes duas vezes por semana e no sábado temos um ensaio geral”, disse. O grupo formado por músicos de 14 a 76 anos fará uma apresentação no próximo dia 30 na Sala Cecília Meirelles no Rio de Janeiro.