Festa do Sana anima a serra neste fim de semana

10/07/2008 16:33:44 - Jornalista: Catarina Brust

A festa do Sana começa nesta sexta-feira (11) a partir das 22h, com muitas atrações musicais. Conhecido pelas suas belezas naturais, o sexto distrito macaense reúne milhares de pessoas na sua já tradicional festa anual. A banda de reggae Natiruts é a principal atração do evento da noite de sábado (12), a partir da meia-noite. Além do grupo, o final de semana será de muito esportes, com futebol, capoeira e hipismo. No domingo (13) é a vez do já tradicional passeio de aranhas. A estimativa é que seis mil pessoas compareçam à festa.

Os grupos locais Cabeça D’ Água e Na Pisada, se apresentam na sexta-feira, às 22h e 1h30h, respectivamente. No sábado, os shows começam com apresentação da banda local de forró, Raiz do Sana, às 21h. Depois, é a vez da banda Natiruts subir ao palco e animar o público ao balanço de muito reggae, com sucessos como “Presente de um Beija-flor” e “Reggae Power”, algumas das músicas mais conhecidas do grupo.
A programação termina com o show de reggae Naturalmente Sana de Dom Luiz Rasta, às 2h.

O domingo (13), última dia do evento, começa com passeio das Aranhas (bugre com armação metálica), provas de tambor com cavalos no Rancho J. Country e torneio de futebol. Na parte musical, o público confere o coral da terceira idade com As Seresteiras do Sana. Depois é a vez do cantor Rômulo tocar muita MPB, às 20h e fechando a noite, a banda Nova Semente, às 22h.

Sana - O distrito do Sana é o mais visitado da serra macaense. Considerado um santuário ecológico, o Sana foi transformado em Área de Proteção Ambiental (APA) em 2002. O distrito está localizado em um vale cercado de montanhas de mais de mil metros de altura. Já se contaram mais de 15 cursos d’água a partir do Rio Sana. O Córrego Peito de Pombo é uma estreita faixa que forma um parque aquático natural. Suas cachoeiras e piscinas são as mais procuradas pelos turistas. Com águas cristalinas que serpenteiam pelo vale, são excelentes para o banho, hidromassagem, hidroterapia, turismo ecológico e mergulho.

A cachoeira mais visitada do Sana é também a de mais fácil acesso: a Cachoeira do Escorrega, na qual se chega através de uma trilha fácil, a dois quilômetros do centro do Arraial do Sana. A cachoeira é formada por uma pedra lisa, com declive suave, em forma de escorrega. Após o escorrega há uma piscina natural de águas cristalinas.

Uma das maiores atrações do Sana é o Pico do Peito do Pombo, uma formação rochoso, que vista de determinados ângulos, se assemelha à figura de um pombo pousado sobre a pedra com 1.120 metros. Para se chegar ao Peito do Pombo, é preciso seguir trilhas que cortam a montanha. São cerca de seis horas de caminhada em ritmo médio, que deve ser feita com a ajuda de guias locais.