Festa homenageia padroeiro da cidade

22/06/2009 17:37:44 - Jornalista: Laura Motta - estagiária

Termina nesta quarta-feira (24), feriado municipal, a tradicional festa de São João Batista, padroeiro de Macaé. Iniciada no último sábado, a festa conta com barracas de comidas típicas, shows, missas, almoço festivo e o sorteio de um Ford Ka zero quilômetro. O evento está sendo realizado na Rua Prefeito Moreira Neto, ao lado da Igreja, que foi interditada para a festa, que este ano deve receber cerca de duas mil pessoas.

De acordo com a diretora do patrimônio da paróquia São João Batista, Zuleica de Araújo Fernandes, o objetivo da festa é religioso: venerar o padroeiro da cidade. Depois de aumentar o espaço da igreja, todo o dinheiro arrecadado na festa será usado para construir uma casa para abrigar dependentes químicos.

- Já temos o terreno, vamos disponibilizar a obra e uma equipe de São Paulo do Frei Hans é que vai comandar o espaço, afirma Zuleica, lembrando que o lucro também será revertido para o trabalho social da igreja. Três vezes por semana, cerca de 150 pessoas carentes tomam sopão grátis na paróquia. Eles também têm tratamento dentário com seis dentistas voluntários.

Faltando um ano para comemorar os 200 anos, a Igreja São João Batista está sempre envolvida em causas sociais. Atualmente, a paróquia ajuda cerca de 160 famílias, que recebem mensalmente cestas básicas, doadas pelos fiéis. A comunidade católica também faz doações de remédios, fraldas, agasalhos e cobertores, que são entregues à famílias carentes. A igreja que também oferece o Curso de Teologia e o Programa do Berço que ensina mães a prepararem seu próprio enxoval. “Nossa prioridade é para as famílias que freqüentam e participam das atividades da igreja”, disse Zuleica.

Programação da Festa

Dia 22 de Junho – Segunda-Feira
19h – Santa Missa
20h – Atividades Religiosas e Culturais

Dia 23 de Junho – Terça-Feira
18h – Santa Missa
19h – Show de Paulo Márcio
21h – Show com a Banda Palafitas


Dia 24 de Junho – Quarta-Feria
06h – Alvorada com a Banda do Forte
08h – Santa Missa
12h – Almoço
17h – Procissão homenageando nosso Padroeiro
18h – Santa Missa campal
20h – Show com a Banda Anjos e Resgate
21h – Sorteio de Ford Ka, Tv LCD 32”, geladeira Bosch e aparelho de DVD