Festa junina da Guarda de Macaé integra seniores e população

22/06/2009 15:51:52 - Jornalista: Claudia Massad

Foto: Divulgação

Evento marcou a integração entre gerações

Foi com muita animação que os agentes da Guarda Sênior, programa social da Guarda Municipal de Macaé, realizaram na noite da última sexta-feira (19), no quartel da Guarda, mais uma festa junina. O evento marcou a integração entre gerações.

Devidamente trajados, os agentes seniores, familiares e agentes da Guarda de Macaé apresentaram diversas danças típicas. A festa, que acontece pelo quarto ano consecutivo, foi realizada por iniciativa da coordenação do programa e dos próprios seniores, que compareceram e participaram ativamente do evento, auxiliando na decoração e confecção dos pratos típicos desta época do ano.

A festa exaltou a proposta do projeto social da Guarda de proporcionar à terceira idade o resgate da qualidade de vida por meio de eventos, serviços na área da saúde, educação, palestras, trabalho e lazer.

No rosto dos seniores, a marca do tempo, mas na fisionomia, a alegria e o brilho da emoção de estar participando da vida, de estar atuando e não somente vendo o tempo passar.

A primeira quadrilha a se apresentar foi a da Guarda Sênior, com participação de diversas pessoas da administração da Guarda. Logo depois os Grupos da Terceira Idade de Macaé – Grupos Prosperidade, da Barra, Roda de Amigos, do Centro e Arraia da Maturidade, do Aeroporto - e o Grupo ABC, do Lagomar, animaram o pátio da Corporação com as danças caipiras.

A primeira dama do município e presidente do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo), Márcia Moraes, representou o prefeito Riverton Mussi no evento. Ela destacou a importância da integração entre crianças, jovens e os mais velhos e a importância do programa para que todos compartilhem com o social.

- É cada vez com mais entusiasmo que constatamos a alegria, a força e a vontade de viver dos participantes da Guarda Sênior. Tiro o chapéu para o prefeito Riverton Mussi e para o presidente da Guarda, Antônio Franco, por esse programa que resgata a auto-estima de tantos idosos. Para se viver bem, não é necessário ser jovem. A festa está linda e eu parabenizo a todos que a organizaram, estão realmente de parabéns, frisou a primeira dama.

O secretário de Ordem Pública de Macaé e diretor-presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco observou que o evento, teve o objetivo de aproximar as gerações, fortalecendo os laços entre jovens e pessoas da terceira idade.

- Estar junto aos familiares e aos colegas de trabalho melhora a qualidade de vida dos seniores, faz com que se sintam participantes e atuantes. O objetivo é que os participantes da Guarda Sênior se integrem à sociedade. A festa junina é um marco para eles, que ficam alegres, felizes e entusiasmados com a vida. Eles passam uma noite onde são os atores principais e isso eleva a auto-estima, melhorando a qualidade de vida de cada um, frisou Antônio Franco.

A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança agradeceu a todos pela colaboração.

- O trabalho com os seniores é feito com muito amor e dedicação e onde se tem amor, o retorno é certo. Quero agradecer a todos que contribuíram com a festa de alguma forma, como a equipe da administração da Guarda, as secretarias de Saúde e Serviços Públicos, ao vereador Carlos Emir Júnior, aos familiares dos agentes, a comunidade, a diretora de colégios que os guardas seniores prestam serviços, e aos representantes das Instituições que serão beneficiadas e os Grupos de Terceira Idade, que contribuíram muito para abrilhantar a noite. Todos ajudaram muito para o sucesso da festa junina da Guarda Sênior, disse Elaine.

Audio

Entrevistado: Antônio Franco Secretário de Ordem Pública de Macaé e Diretor-Presidente da Guarda Municipal
Reporter: Wilton Santos