Festival de Skate agita o Parque da Cidade

28/07/2008 08:59:39 - Jornalista: Marcia Pereira

Foi realizado neste domingo (27), no Parque da Cidade, o 2º Festival Macaé de Skate, que reuniu cerca de 80 atletas de várias partes do estado, que concorreram nas categorias iniciante e amador. Troféus e roupas foram distribuídos aos vencedores.

O Skate, segundo afirmou o organizador do evento, Leandro Macaé, é o segundo esporte mais praticado no país. Isto porque esta modalidade pode ser praticada em qualquer área urbana, utilizando praças, rampas, escadas e bancos de concreto.

- O skatista é privilegiado porque pode praticar um esporte individual e coletivo ao mesmo tempo, sem precisar de locais muito específicos e idade para iniciar a atividade – explicou Leandro, único atleta profissional de Macaé e da região dos lagos, skatista há 16 anos e vencedor de mais de 40 campeonatos.

Para atingir esse estágio, o praticante deve obter um patrocinador que lhe permita viver do esporte, ainda não regulamentado oficialmente no Brasil. Isso deve ocorrer, segundo informou, antes das próximas olimpíadas quando o Brasil deverá participar competindo neste esporte.

O evento contou com apoio da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) da Guarda municipal e da secretaria de Saúde. O atleta mais novo que disputava o festival era Luis Eduardo Lima, o Dudu, de 6 anos, que elogiou a pista de skate de Macaé, perfeita para a prova Vertical (half pipe) que utiliza uma rampa de 4m em formato de U. Ao lado dele, o carioca Breno de Souza, de 12, concordava e contou que saiu de casa às 5h da manhã. Ele veio com o pai e mora no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.