Festival de Teatro: Espetáculo macaense conquista prêmio

16/09/2008 14:39:11 - Jornalista: Andrêa Lisboa

A premiação do 15º Festival Nacional de Teatro de Macaé, que aconteceu na noite de sábado (13) no Teatro Municipal, contou com uma boa torcida para o grupo macaense Cia. Ki Faz Teatro, que participou com a peça “Ihhh...Seqüestraram a Fada Madrinha!”. O espetáculo conseguiu o prêmio de Melhor Comunicação com o Público Infantil. O município de Cabo Frio foi destaque no festival, conquistando 15 troféus.

O prêmio de Melhor Espetáculo Infantil foi para o grupo Creche na Coxia, de Cabo Frio, com a peça “A Flor do Cerrado”. O Rio de Janeiro levou oito prêmios, Macaé, cinco e Salto de Pirapora 1, de Melhor Ator Adulto, para Túlio Crepaldi.

O prêmio de Melhor Atriz Adulto foi para Andressa Lamen (Senhora dos Afogados-RJ), Melhor Atriz Infantil, para Adassa Vasconcelos (A Flor do Cerrado- Cabo Frio) e Melhor Ator Infantil, para Mateus Lima Cavalcanti, também desse espetáculo.
O grupo “O Pontal”, do Rio de Janeiro, levou o prêmio de Melhor Espetáculo Adulto, “Senhora dos Afogados”.

O festival também ofereceu prêmios especiais. Andressa Carvalho, a Maria, de “Ihhh!...Seqüestraram a Fada Madrinha”, recebeu o prêmio da categoria Infantil e o grupo Intrusos, de Cabo Frio, pelo espetáculo “Os Intrusos”.

O festival, apoiado pela Prefeitura, por meio da Fundação Macaé de Cultura, premiou com mil reais o melhor espetáculo; com R$ 500, a melhor comunicação com o público e com R$ 300, o melhor autor (texto inédito), melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor música (inédita), melhor figurino, melhor maquiagem, melhor iluminação e melhor cenografia. Todos nas categorias adulto e infantil.

O produtor do festival, Valter Vilart considerou o empenho para a produção do espetáculo macaense “Ihhh...Seqüestraram a Fada Madrinha” um exemplo para as produções locais. Para obter recursos financeiros para a montagem da peça, o grupo promoveu uma festa, buscou apoio no comércio e divulgou o espetáculo nas escolas e nas ruas. “Fiquei feliz pelo grupo ter conseguido o prêmio de Melhor Comunicação com o Público Infantil pelo esforço e determinação da produção e do elenco. Eles servem de exemplo, porque afinal o festival foi criado para abrir espaço principalmente para as companhias de Macaé. Senti falta das montagens locais”, disse Valter.