Festival impulsiona economia e turismo em Macaé

14/04/2024 13:44:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Ana Chaffin

Macaé diversifica vetores de desenvolvimento econômico consolidando o turismo gastronômico como vertente

O sétimo Beer Beach Burger, que faz parte do Calendário de Eventos e reúne gastronomia, música e cerveja artesanal, termina neste domingo (14) em Macaé, na orla dos Cavaleiros. Com 29 estandes, 20 receitas dos chefes de Macaé e seus convidados em hambúrgueres doces e salgados, o festival atrai visitantes, turistas e moradores locais durante todo o final de semana e fortalece Macaé como destino para o turismo gastronômico, sendo um vetor do desenvolvimento econômico local. Mesmo com momentos de chuva no início do evento neste domingo, ao meio-dia, houve grande movimentação nos estandes.

O secretário de Turismo, Léo Anderson, destacou a importância do evento para a cidade.


"O Beer Beach Burger movimenta a economia local e leva um grande número de visitantes para Macaé. Além disso, eventos como esse valorizam a nossa gastronomia e promovem o turismo, fomentando diversos produtos e serviços com geração de trabalho", afirmou, ressaltando que o evento valoriza o patrimônio alimentar local.

Com uma programação diversificada, que inclui shows musicais e artesanato, o sétimo Beer Beach Burger conquistou o público com sua atmosfera receptiva. Além dos hambúrgueres e cervejas artesanais, os visitantes podem desfrutar de uma bela vista para o mar e curtir o clima de descontração à beira da praia.

- O sucesso do evento reforça a posição de Macaé como um destino turístico em ascensão, que oferece não apenas negócios do arranjo do petróleo e gás, mas também belezas naturais e uma rica cena gastronômica e cultural – ressaltou a moradora da Imbetiba, Rosélia Souza, que participou do evento neste domingo e experimentou um hambúrguer salgado assim que o estande abriu.

O tempo neste domingo não foi problema para quem veio de fora. Para o morador de Rio das Ostras, Roberto Magalhães, que chegou ao evento logo no início, ao meio-dia, a cidade tem investido cada vez mais em atrações de qualidade.


“Vim no Carnaval, no Lagoa Rock e agora. Adoro hambúrguer e vou experimentar dois hoje. A música ao vivo e a vista do mar tornam a experiência ainda mais agradável. Com certeza, eventos como esse ajudam a promover a imagem positiva de Macaé", considerou.

Música e artesanato em destaque na programação
O destaque da programação deste domingo também fica por conta das atrações musicais a partir das 14h com a apresentação do duo Big Washington & Ângelo Nani. Em seguida, às 17h, é a vez da banda The Brazilian Blues subir ao palco com seu repertório de blues e rock.

Para finalizar a noite em grande estilo, a banda Violence Division se apresentará às 19h, trazendo um show cheio de atitude. Além das atrações musicais, a DJ Luiza Aguiar está presente durante todos os intervalos do show, garantindo a animação do público com sua seleção de músicas e mixagens.

Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e do setor de Posturas, o público pode conferir o talento dos artesãos de Macaé. Os projetos Artesanato Presente e Polo de Artesanato de Macaé estão comercializando diversas peças até às 20 horas. Moradores, turistas e visitantes podem encontrar peças com técnicas como macramê, patchwork, pontilhismo, fuxico, crochê, tricô, macramê, além de bijuterias de linha, tecido, metal e prata, cestaria, biscuit, bordado, pintura à mão, personalização de peças jeans com detalhes em crochê e costura inovadora.