Fiéis participam de procissão em homenagem a Santo Antônio

14/06/2008 09:25:26 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Um dos eventos mais tradicionais da serra macaense, a festa de Santo Antônio está movimentando o distrito de Glicério neste final de semana. Na noite desta sexta-feira (13), fiéis acompanharam a procisão em homenagem ao padroeiro do distrito, ponto alto da parte religiosa. A festa termina neste domingo, com ampla programação. A prefeitura de Macaé está dando todo apoio ao evento.

Na sexta-feira (13) – quando se comemorou o dia do santo - os organizadores tradicionalmente trabalham desde as cinco horas da manhã, quando há salva de tiros, até o louvor após a missa, que aconteceu à noite, depois da procissão. O culto religioso reuniu 200 pessoas.

A programação religiosa começou no início do mês, com visitas às famílias, trezenas, meditações sobre a vida do santo e trabalhos missionários e evangelizadores. Segundo o padre Luis Fernando dos Santos, a procissão é uma manifestação pública da fé da comunidade na intercessão do padroeiro, cuja imagem foi transportada pelos religiosos do Óleo até Glicério (dois quilômetros).

Crianças vestidas de anjos, fogos de artifício, presença das irmãs Servas do Senhor, do Trapiche, velas acesas, estandartes (quadros) com desenhos e dizeres sobre o santo, além de cânticos espirituais compuseram a procissão, que tinha carro de som.

Durante o percurso, eram lidos trechos da vida de Santo Antônio. Ao chegar em Glicério, os sinos da paróquia Nossa Senhora das Neves tocavam e mais gente se juntava ao grupo, que seguiu pela extensão da Rua Principal (Lauro Gonçalves Pacheco), passou em meio às barraquinhas da festa e celebrou a eucaristia no pátio da igreja, numa missa campal.

O trabalho da Semaph

Profissionais da secretaria municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) estão catalogando e registrando todas as manifestações culturais macaenses de cunho material, como o patrimônio, e imaterial - a festa de Santo Antônio, por exemplo.Procissões, igrejas, carnavais, festas populares em todo o município são alvo de estudos da secretaria.

De acordo com a historiadora Conceição Franco, presente ao evento, a primeira festa de Glicério aconteceu no ano de 1899. Sobre a procissão de Glicério, Conceição ressaltou que ela, além de manter a identidade religiosa e cultural do povo serrano, preserva uma memória centenária.

- Em Glicério, as festas religiosas acontecem nos moldes de 100 anos atrás. Ou seja, a festa mundana e a festa religiosa são realizadas ao mesmo tempo – conta a historiadora.

Santo Antônio

Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. É contemporâneo de um outro grande santo, São Francisco de Assis.

Ele foi cônego regular em Portugal até os 25 anos, quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como conseqüência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário.

Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália. Durante este tempo, ocupou vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregando nos lugares onde a heresia era mais forte.

O combate à heresia era feito não apenas através da pregação, mas também por meio de milagres espantosos. Sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens.

Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, foi neste mesmo ano que o santo foi acometido de uma doença inesperada, e ele veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade.

Santo Antônio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232. É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos.

Confira a programação da festa:

Sábado (14)
10h – cavalgada saindo do Córrego do Ouro.
10h30 - Preparação para copa Crucks de Canoagem.
18h – Entrega de premiação da canoagem.
22h30 –Academia Samara Jardim
23h – Show com Sandro Martins (palco I)
1h - Show Forró com Brasil Show ( palco II)
2h- Show de pagode Grupo Alô Som ( palco I)
3h – Show com Legião do Forró (palco II)

Domingo (15)
9h – Futebol mirim e Pré – mirim
16h – Show de pagode Sem no Samba (palco II)
18h –Academia Samara Jardim
20h – Show de pagode Grupo Nosso Prazer (palco II)
22h – Show de pagode Grupo Nosso Sentimento
24h – Show de Forró com Pedro Garcia e Banda ( palco I)