Filosofia é tema de ciclo de palestras no Solar dos Mellos

09/04/2008 17:33:35 - Jornalista: Marilene Carvalho

O filme Casa das Bonecas, de Joseph Losey, abre nesta quinta-feira (10), às 19h, o Ciclo de Palestras Filosofia e Cinema, que será apresentado de abril a novembro no Solar dos Mellos, todas as segundas quintas-feiras do mês, com entrada franca. A sessão de estréia será acompanhada da palestra ”A Mulher – em Busca de uma Vida Própria”, ministrada pela doutora em Psicologia Clínica, Silvia Ulpiano, presidente do Núcleo de Estudos Claudio Ulpiano, a ser inaugurado breve em Macaé.

O ciclo Filosofia e Cinema é constituído de um conjunto de filmes e palestras apresentadas por ex-alunos do filósofo macaense Claudio Ulpiano Nogueira Itagiba, falecido no ano de 1999, vítima de enfisema pulmonar. Em 2005, eles fundaram no bairro Santa Tereza, no Rio, um núcleo de estudos para dar continuidade ao trabalho deste importante pensador que lecionava na UFF e na UERJ, além de transmitir seus ensinamentos a grupos particulares formados na capital carioca.

Daqui a cerca de um mês, Macaé também passará a contar com este espaço dedicado aos conhecimentos filosóficos. O núcleo local está sendo instalado no centro da cidade, onde será disponibilizado ao público um acervo completo de CDs, com a reprodução das aulas de Ulpiano nas universidades do Rio de Janeiro e conferências das quais ele participou em outros estados do país.

O secretário municipal de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles, destaca que Cláudio Ulpiano foi um grande produtor de idéias. “Ele deixou uma importante contribuição através da disseminação de seus conhecimentos filosóficos. O Ciclo de Palestras Filosofia e Cinema, que começa nesta quinta-feira abre uma perspectiva fascinante para o debate do mundo das idéias, e representa uma grata contribuição para vencermos a individualidade social”, ressaltou.

Estudantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima) tiveram a oportunidade de assistir no dia 2 de abril, a um vídeo teórico sobre Liberdade e Servidão, referente aos questionamentos do filósofo holandês Baruch Spinoza. Esta aula foi ministrada por Ulpiano em 1988, no Planetário da Gávea, no Rio.


Relação completa do ciclo de palestras Filosofia e Cinema

Dia 10/04
Filme: A Casa das Bonecas – de Joseph Losey (1972)
Palestra: A Mulher – em Busca de uma Vida Própria
Palestrante: Silvia Ulpiano – doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP

Dia 08/05
Filme: Cidade dos Sonhos – David Lynch (2001)
Palestra: O Clichê e a Pop Imagem de David Lynch
Palestrante: Marici Passini – escritora e doutora em Literatura pela UERJ

Dia 12/06 (programação especial do Dia dos Namorados)
Filme: Filme de Amor – Julio Bressane (2003)
Palestra: Julio Bressane: Quase Cinema
Palestrante: Cláudio da Costa – professor do Instituto de Artes da UERJ, coordenador do Curso de Cinema da Estácio de Sá e autor de Cinema Brasileiro Anos 60/70 – dissimetria, oscilação e simulacro – 7 letras, 2002

Dia 10/07
Filme: O Ano Passado em Marienbad – Alain Resnais (1961)
Palestra: Por uma Imagem-tempo: as Pontas do Presente
Palestrante: Tatiana Roque – doutora em filosofia da Ciência, professora da UFRJ, pesquisadora do Collège International de Philosophie – Paris, de 2001 a 2007

Dia 14/08
Filme: Glória – John Cassavetes (1980)
Palestra: O Corpo no Cinema de Cassavetes
Palestrante: Viviane de Lamare – psicanalista e doutora em Literatura Comparada pela UERJ

Dia 11/09
Filme: Terra em Transe – Glauber Rocha (1967)
Palestra: Paulo Oneto – doutor em Filosofia pela Universidade Nice-França e professor da pós-graduação em Filosofia da Gama Filho

Dia 09/10
Filme: Morte em Veneza – Luchino Visconti (1971)
Palestra: Por um Cinema do Tempo Puro
Palestrante: Eduardo Goldenstein – cineasta, diretor de Bartleby – O Copista

Dia 13/11
Filme: A Dama de Shangai – Orson Welles (1947)
Palestra – A Profundidade de Campo e a Proliferação dos Sentidos
Palestrante – Jucenei Batista – mestre em Psicologia pela UFF