Fiscais do Meio Ambiente coíbem desmatamento ilegal no Novo Cavaleiros

21/07/2008 17:19:45 - Jornalista: Liliane Barboza

Fiscais da secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) realizaram uma ação neste sábado (19), na Alameda dos Jabutis, no bairro Novo Cavaleiros que resultou na aplicação de duas multas no valor de 1600 URMs, o que equivale atualmente a cerca de R$ 2,9 mil. De acordo com os fiscais, os dois proprietários dos terrenos estavam realizando desmatamento de forma ilegal e sem autorização em uma Área de Preservação Permanente (APP).

Os fiscais explicaram que estavam trabalhando no final de semana em regime de plantão, quando receberam uma denúncia anônima informando que no local indicado estava sendo realizado um desmatamento irregular. Os fiscais da secretaria acrescentaram ainda que os proprietários foram enquadrados no artigo 186 da Lei 027/01, do Código de Meio Ambiente. Os donos dos terrenos responderão em liberdade por Crime Ambiental.

De acordo com os fiscais, as pessoas que estavam realizando o desmatamento na área localizada na Alameda dos Jabutis, utilizavam foices e facões. O material foi apreendido e encaminhado para a Guarda Municipal.

Os fiscais explicam que todo o desmatamento deve ter autorização da secretaria de Meio Ambiente. O contribuinte mesmo que tenha a escritura do terreno, deverá solicitar à secretaria o pedido, para que a área seja vistoriada por um engenheiro florestal habilitado para realizar a análise. Quem quiser maiores informações sobre o assunto poderá entrar em contato com a Sema pelo telefone: 2762-4802.